DÚVIDAS - DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E ESTÁGIO À DOCÊNCIA

Bom dia,

Prezados(as),

Estou enviando essa mensagem para esclarecer algumas dúvidas sobre a Docência no Ensino Superior (antigo Curso de Iniciação à Docência - CID) e sobre o Estágio à Docência.

A Docência no Ensino Superior é uma disciplina que é pré-requisito para a realização do Estágio à Docência. Em cada semestre, essa disciplina é ofertada por diferentes Programas de Pós-Graduação da UFRN (geralmente, cada Centro determina que um ou dois Programas ofertem o componente em cada semestre) e, como o conteúdo da disciplina é o mesmo para todos os PPGs, o aluno do PPGCEM pode cursá-la em qualquer Programa, ficando a seu critério.

Nesse semestre de 2020.1, o Programa do Centro de Tecnologia (CT) que ofertará o componente é o PPGET (Engenharia Têxtil).

Portanto, o aluno do PPGCEM poderá se matricular na Docência no Ensino Superior nesse Programa (ou em qualquer outro que disponibilize o componente), sendo necessário, para isso, que os dois períodos de matrícula estejam abertos, tanto o do PPGCEM, quanto o do outro Programa. Caso os períodos de matrícula não coincidam, o aluno deve entrar em contato com a secretaria do PPGCEM.

Lembrando que o período de matrícula do PPGCEM iniciou hoje (10/02/2020) e vai até 14/02/2020.

A Docência no Ensino Superior conta como carga horária optativa para os cursos de Mestrado e Doutorado do PPGCEM, sendo obrigatória para todos os bolsistas CAPES.

Em relação ao Estágio à Docência, que também é obrigatório para os bolsistas CAPES (um estágio durante o Mestrado e dois estágios durante o Doutorado), o mesmo deve ser feito após (ou no mesmo semestre) a realização da Docência no Ensino Superior.

A matrícula no Estágio à Docência deve ser feita durante o período de matrícula do PPGCEM e, após a confirmação da matrícula, o discente deverá:

- Submeter o Plano de Atuação na Docência Assistida no SIGAA, até a data limite de 16/03/2020 (1 mês após o início das aulas da graduação); e
- Submeter o Relatório Final de Docência Assistida no SIGAA, até a data limite no dia 27/07/2020 (1 mês após o término das aulas da graduação).

- A disciplina na qual o aluno realizará o Estágio à Docência deve ser decidida em comum acordo com o seu orientador.

- Não é permitido que dois ou mais alunos façam o estágio à docência na mesma disciplina durante o mesmo semestre; e
- Não é permitido que um único aluno realize dois estágios à docência no mesmo semestre.

Caso tenham alguma outra dúvida, entrem em contato comigo!

Att.,
Tiago.