Banca de QUALIFICAÇÃO: HUGO PLÍNIO DE ANDRADE ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HUGO PLÍNIO DE ANDRADE ALVES
DATA : 15/04/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala G4 - Setor de Aulas IV
TÍTULO:

Propriedades estruturais, magnéticas e elétricas de fita de ZrO2 incorporada com partículas magnéticas


PALAVRAS-CHAVES:

zircônia, partículas magnéticas, método de combustão assistida por micro-ondas, tape casting, medidas magnéticas, medidas elétricas.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

A fita cerâmica de zircônia (ZrO2) estabilizada com óxido de ítrio (Y2O3) incorporada com partículas magnéticas melhoram drasticamente suas propriedades elétricas e magnéticas, uma vez que as partículas possuem momentos magnéticos permanentes, otimizando estas propriedades das fitas cerâmicas. Neste trabalho, foi possível produzir fita cerâmica de zircônia (ZrO2) estabilizada com óxido de ítrio (Y2O3) incorporada com partículas magnéticas produzidas por técnicas de combustão assistida por micro-ondas e tape casting, analisada sistematicamente. A fita magnética verde e sinterizada foram caracterizadas por Análise Termogravimétrica (ATG), Difração de Raios X (DRX), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), medidas magnéticas e medidas elétricas. Pode-se investigar as mudanças nas propriedades estruturais, magnéticas e elétricas, após o processo de sinterização, discutindo as conexões entre elas. As propriedades magnéticas foram realizadas em uma ampla faixa de campo magnético externo e temperatura. A fase de magnetita das partículas magnéticas dominou as propriedades magnéticas e elétricas da fita verde. No entanto, para a fita sinterizada, o aumento na fase de hematita levou a mudanças notáveis nas propriedades magnéticas e elétricas. A caracterização elétrica reflete as mudanças observadas nas propriedades estruturais após o processo de sinterização. Além disso, a principal vantagem da fita cerâmica incorporada com partículas magnéticas reside na possibilidade de produzir materiais cerâmicos finos e funcionais, facilmente moldáveis para aplicações em dispositivos eletrônicos e magnéticos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - Ana Paula da Silva Peres - UFRN
Externo à Instituição - Antonio Carlos Silva da Costa - UFRN
Interno - 1474380 - MARCIO ASSOLIN CORREA
Presidente - 1149564 - WILSON ACCHAR
Notícia cadastrada em: 04/04/2019 08:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao