Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE ALENCAR EMERENCIANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE ALENCAR EMERENCIANO
DATA : 13/12/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de aulas do PPGCEM
TÍTULO:

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO Ca3Co4O9 COMO MATERIAL TERMOELÉTRICO


PALAVRAS-CHAVES:

Ca3Co4O9; método do citrato amorfo; Pechini modificado com gelatina; moagem de alta energia, propriedades elétricas, coeficiente de Seebeck.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Diante do cenário atual no qual a exigência por tecnologias mais limpas e que buscam um maior rendimento energético crescem exponencial e irreversivelmente tem-se notado um foco significativo sobre a pesquisa e o desenvolvimento de materiais termoelétricos, capazes de converter energia térmica (dissipada devido ao efeito Joule) em energia elétrica. Os óxidos de metais, como é o caso do óxido de cálcio e cobalto, Ca3Co4O9, é uma ótima alternativa no que tange tal interesse tecnológico, visto que suas propriedades específicas somadas ao aperfeiçoamento da sua microestrutura permitem a produção de um composto estável e com boas características termoelétricas. Dentre os grandes desafios para a obtenção da fase única esperada, Ca3Co4O9, pode-se citar o controle da composição e o controle da temperatura, haja vista o composto formar-se em uma faixa muito restrita no diagrama de fases CaO-CoO. Objetivando o aperfeiçoamento da cobaltita de cálcio (C349) foram implantadas neste projeto três técnicas de sínteses diferentes seguidas de tratamento térmico ( pré-calcinação a 350°C e calcinação a 900°C): a síntese pelo método do citrato amorfo sem utilização de dispersante, a síntese pelo método de Pechini modificado com gelatina e a síntese por reação de estado sólido com ativação mecânica por moagem de alta energia – sendo um de seus precursores, CaCO3, provenientes de conchas de mariscos, o que reforça ainda mais a motivação ambiental nesta pesquisa. Os diferentes pós de cobaltita de cálcio foram caracterizados por difratometria de raios-X com refinamento através do método de Rietveld e a evolução térmica dos precursores assim como a perda de massa foi obtida por DTA-TGA. Espera-se ainda a realização da análise da microestrutura através da microscopia eletrônica de varredura e a obtenção da condutividade elétrica e do coeficiente de Seebeck a fim de extrair-se quais dentre as sínteses obteve maior sucesso.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1300987 - CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
Externo à Instituição - DANIEL ARAÚJO DE MACEDO - UFPB
Presidente - 1350249 - RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 03/12/2018 14:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao