Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRELLA LOPES DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIRELLA LOPES DA ROCHA
DATA : 30/10/2018
LOCAL: Sala de aulas do PPGCEM

Efeito do envelhecimento acelerado em compósitos utilizados para recuperação de dutos na indústria petrolífera

Compósitos, fibra de vidro, resina epóxi, oleodutos, reparo, envelhecimento acelerado.

Oleodutos são estruturas utilizadas em larga escala na indústria petrolífera para o transporte de fluidos, e estes, por sua vez, são corrosivos e provocam danos no duto. Além da corrosão, podem existir falhas de projeto, ou fabricação e danos causados por envelhecimento. Devido aos defeitos e desgaste de oleodutos, e ao elevado custo para a implementação de uma dutovia, o reparo com material compósito reforçado com fibras de vidro se torna uma alternativa viável, pois esses materiais apresentam elevada resistência química, possuem excelente desempenho térmico e mecânico e são de baixo custo. Entretanto, estudos sobre a durabilidade desses reparos ainda são necessários para uma maior confiabilidade no seu uso na indústria petrolífera. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar a durabilidade do material compósito utilizado no reparo de dutos, quando submetido a condições de envelhecimento acelerado em dois tipos de ambientes: ambiente com água salina e ambiente com radiação ultravioleta e umidade. Os ensaios realizados para avaliar o material foram: análise dinâmico-mecânica (DMA), resistência ao cisalhamento interlaminar (ILSS), microscopia eletrônica de varredura (MEV), ensaio de permeabilidade, lap shear e espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) . O resultado preliminar obtido no DMA mostrou que para o compósito não-envelhecido, foi obtida uma temperatura de transição vítrea (Tg) de 72,52oC. Amostras submetidas ao ensaio de ILSS apresentaram resistência ao cisalhamento de 32,25 MPa e no MEV realizado antes e depois do ILSS, foi observado que houve a formação de trincas e delaminações. O ensaio de permeabilidade mostrou que o coeficiente de permeabilidade foi o fator mais relevante. No ensaio de lap shear a força máxima obtida para todas as amostras foi relativamente baixa, devido ao deslocamento inicial do eixo central das garras, o que ocasionou um descolamento inicial das juntas coladas antes da aplicação de carga no ensaio. Por fim, a espectroscopia FTIR foi importante para avaliar possíveis alterações químicas nas amostras. Como planejamento futuro, amostras envelhecidas e não-envelhecidas por períodos de 2, 4 e 6 meses serão comparadas e o efeito do envelhecimento acelerados nesses compósitos será avaliado.

Presidente - 2042234 - ANA PAULA CYSNE BARBOSA
Externo ao Programa - 1064594 - EVANS PAIVA DA COSTA FERREIRA
Interno - 1202134 - JOSE DANIEL DINIZ MELO
Externo à Instituição - LAURA HECKER DE CARVALHO - UFCG