Banca de DEFESA: CASSIO FREIRE CAMARA

Uma banca de DEFESA DE DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CASSIO FREIRE CAMARA
DATA: 20/05/2016
LOCAL: A ser definido

Estudos sobre o comportamento do Bloco Cerâmico “HÍBRIDO” para Edificações em Alvenarias Estruturais

A alvenaria estrutural é um método construtivo muito antigo, onde as alvenarias das edificações têm a funcionalidade estrutural além de vedação, e foi o primeiro método utilizado pelo homem para construção de abrigos permanentes. Esta modalidade executiva possibilita uma maior economia nos custos das edificações, entretanto exige um maior controle na confecção e aplicação dos blocos. Outro parâmetro importante diz respeito ao pó de brita, resíduos dos britadores, pois não possuem utilidade em qualquer cadeia produtiva e assim são depositados em aterros ou na natureza, degradando a qualidade do meio ambiente. Baseado neste ensejo, o reaproveitamento deste resíduo, aliado a indústria ceramista, possibilita mútuos benefícios, pois diminui o estoque do rejeito dos britadores, elimina o impacto ambiental, reduz os custos de confecção dos blocos e eleva a resistência das alvenarias. Dentro deste contexto, este trabalho tem como objetivo estudar o comportamento do “bloco cerâmico híbrido”, verificando os efeitos da incorporação do pó de brita na massa argilosa do bloco cerâmico sob a luz das exigências da Norma NBR-15270. As matérias primas foram coletadas em Caicó/RN, no caso do pó de brita e em Assu/RN, no caso da argila, tem sido formulada incorporando os percentuais de 0%, 5%, 10% e 15% de resíduo. As amostras foram sinterizadas à temperatura de 990ºC, à taxa de aquecimento de 5ºC/min com isoterma de uma hora e submetidas a ensaios tecnológicos, como retração linear, absorção de água, porosidade aparente e resistência à compressão. O melhor resultado obtido na pesquisa foi 10% de resíduo incorporado que elevou a resistência à compressão dos blocos em média de 26,41% e até 58%.

PALAVRAS-CHAVE:

Bloco; cerâmico; argila; pó de brita; resistência à compressão; absorção de água; porosidade; sustentabilidade; reciclagem industrial; meio ambiente; alvenaria e estrutural.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

Externo à Instituição - ANGELUS GIUSEPPE PEREIRA DA SILVA - UENF
Externo ao Programa - 2331385 - JAQUELIGIA BRITO DA SILVA