Banca de DEFESA: LUCIANO ALONSO VALENTE DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANO ALONSO VALENTE DOS SANTOS
DATA: 05/04/2013
LOCAL: Departamento de Educação Fisica

Influência da hereditariedade nas capacidades motoras e aptidão física de gêmeos monozigotos e dizigotos no Nordeste Brasileiro

Hereditariedade, monozigoto, dizigotos, antropometria

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Clínica Médica
ESPECIALIDADE: Fisiatria

Estudo com objetivo de analisar a influência da hereditariedade nas medidas antropométricas e nas capacidades motoras em pares de gêmeos dizigotos e monozigotos. A amostra utilizada foi de 50 indivíduos MZ (28 do sexo feminino e 22 do sexo masculino) e 32 indivíduos DZ (18 de sexo feminino e 14 do sexo masculino), na faixa etária de 07 a 28 anos, moradores da grande Natal (Municípios de Natal e São Gonçalo do Amarante) – Rio Grande do Norte – Brasil, no ano de 2011, comprovadamente saudáveis e que possuíam hábitos de vida semelhantes.  Os pares de gêmeos foram submetidos à avaliação da composição corporal por meio de medidas antropométricas, ao teste de potência aeróbica – Multstage Fitness Test e ao teste de velocidade em 30 metros. As análises foram feitas com base na variância intrapares de gêmeos, seguidas da estimativa da hereditariedade, desta forma, controlamos eventuais variáveis de confusão como sexo, idade, e maturação sexual. Após esta etapa, foram feitas as comparações destas medianas entre os grupos de MZ e DZ por meio do teste Mann-whitney. Para o calculo da hereditariedade utilizamos a seguinte fórmula: h² = (S² DZ – S² MZ) / S² DZ. Foram encontradas valores de hereditariedade elevados para as variáveis antropométricas estudadas entre 64% para estatura e 97% para dobra cutânea do abdômen. Para a potência aeróbica a hereditariedade calculada foi de 77% e para a velocidade de deslocamento em 30 metros foi observado nas mulheres 85% e nos homens 67%. A elevada estimativa de hereditariedade encontrada foi responsável pela maior parte das diferenças nas variáveis do estudo. Isto sugere que profissionais Educação Física tenham especial atenção na elaboração de programas de treinamento e que devem considerar a elevada hereditariedade das características antropométricas, da potência aeróbica e da velocidade de deslocamento no momento em que estabelecem uma previsão de resultados para seu aluno ou atleta.

Interno - 346138 - ALDO DA CUNHA MEDEIROS
Externo à Instituição - ARNALDO TENÓRIO DA CUNHA JÚNIOR - UFAL
Interno - 1323908 - JOAO CARLOS ALCHIERI
Externo à Instituição - MARIA IRANY KNACKFUSS - UERN