Banca de DEFESA: NELSON DE SOUZA PINTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NELSON DE SOUZA PINTO
DATA: 11/08/2011
HORA: 09:00
LOCAL: sala de reuniões do CONSEC
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DE EFEITOS DE UM EXTRATO DE “TRÊS BAILARINAS” EM MODELOS EXPERIMENTAIS EM DIFERENTES NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO BIOLÓGICA.


PALAVRAS-CHAVES:

eritrócitos, tecnécio-99m, cloreto estanoso, Escherichia coli

 


PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO:

Drogas naturais ou sintéticas podem ser capazes de alterar a sobrevivência de

culturas bacterianas, interferir na marcação de estruturas sanguíneas com tecnécio-

99m (99mTc) e alterar a morfologia das hemácias. De acordo com as instruções do

fabricante, a formula denominada de Três Bailarinas (TB) é sugerida para ser usada, como bebida, por pessoas que desejam ajustar o peso sem dieta. Os ingredientes dessa fórmula são a Cassia angustifolia e a Malva verticellate. Informações cientificas sobre TB não foram encontradas no indexador PubMed, e esse fato tem estimulado nossas investigações sobre seus efeitos biológicos. O objetivo deste estudo foi avaliar, em diferentes modelos experimentais, o efeito de um extrato aquoso de Três Bailarinas: (i) na sobrevivência de culturas de E.coli AB1157, ii) efeito do SnCl2 em culturas bacterianas, iii) na marcação dos eritrócitos e proteínas plasmáticas e celulares com 99mTc e iv) na morfologia de eritrócitos de sangue de ratos Wistar. Os resultados encontrados demonstram que o extrato de TB não alterou a sobrevivência de cultura de E.coli AB1157 e aboliu o efeito letal do SnCl2 na sobrevivência dessa cultura bacteriana. Na marcação de estruturas sangüíneas com 99mTc o extrato de TB reduziu a percentagem de atividade (%ATI) referente ao 99mTc no compartimento celular e nas proteínas plasmáticas, mas não alterou a %ATI nas proteínas celulares. O extrato de TB não foi capaz de alterar a morfologia dos eritrócitos. Os modelos experimentais realizados mostram a importância dos mesmos na avaliação de efeitos biológicos de agentes químicos, e contribui para um melhor entendimento das propriedades do extrato de Três Bailarinas. Esse trabalho abrange varias áreas do conhecimento, tais como: radiobiologia, botânica, fitoterapia e hematologia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338.109.907-87 - MARIO BERNARDO FILHO - UFRJ
Interno - 346268 - TECIA MARIA DE OLIVEIRA MARANHAO
Externo à Instituição - AURIMERY GOMES CHERMONT - UFPA
Notícia cadastrada em: 10/08/2011 16:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao