Banca de DEFESA: TAISA BARRETO MEDEIROS DE ARAUJO MACEDO

DISCENTE: TAISA BARRETO MEDEIROS DE ARAUJO MACEDO

DATA: 27/06/2011

LOCAL: Auditório do Departamento de Pediatria - 3º andar - HOSPED - UFRN

SÍNDROME METABÓLICA E CORRELAÇÃO DE FATORES DE RISCO ANTROPOMÉTRICOS E LABORATORIAIS PARA DIABETES TIPO 2 E DOENÇA CARDIOVASCULAR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM EXCESSO DE PESO NA CIDADE DO NATAL, NORDESTE DO BRASIL

Obesidade, sobrepeso, síndrome metabólica, fatores de risco, crianças

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Medicina

(Nas últimas décadas, houve grande aumento da prevalência de obesidade, inclusive na faixa etária pediátrica. Com isso, aumentou o número de crianças e adolescentes afetados por síndrome metabólica (SM), diabetes tipo 2 (DM2) e doenças cardiovasculares (DCV), doenças anteriormente consideradas quase exclusivas de adultos. Os objetivos do estudo foram identificar e correlacionar marcadores antropométricos (IMC- índice de massa corpórea, CA-circunferência abdominal, RCQ- razão cintura/quadril, RCA- razão cintura altura e PSE- prega subescapular), PAS e PAD- pressão arterial sistólica e diastólica, respectivamente e laboratoriais (CT-Colesterol total, HDL, LDL, TGL- triglicérides, I/G- razão insulina glicose, HOMA- homeostatic model assessment for insulin resistance) de risco para o desenvolvimento de SM e observar a sua prevalência em crianças e adolescentes com excesso de peso.

Foi conduzido estudo transversal, em amostra aleatória, de conveniência, onde foram avaliadas todas as crianças e adolescentes atendidas no ambulatório de endocrinologia pediátrica do Hospital de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com idade mínima e máxima de 7 e 15 anos, de maio de 2009 a abril de 2010. Foram admitidos os indivíduos que apresentavam sobrepeso (IMC> 85 e < 95) ou obesidade (IMC> 95) (CDC, 2000) e História familiar positiva para DM2 em parentes de primeiro ou segundo grau ou algum dos sinais de resistência insulínica (acantose, hipertensão arterial, dislipidemia, síndrome de ovários policísticos), todos já púberes ou com idade mínima de 10 anos.

Assim, foram atendidos 60 indivíduos, sendo 34 do sexo feminino e 26 do masculino.

Na regressão linear simples, observaram-se as variações para mais nos parâmetros laboratoriais e de PA para cada unidade de aumento de IMC, CA, RCA, RCQ e PSE, sendo significantes as seguintes correlações: CA com TGL, HOMA IR, I/G, PAS, PAD; RCQ com TGL, HOMA, I/G, LDL, glicemia; RCA com TGL; PSE com TGL, HOMA-IR, I/G, PAS; e IMC com HOMA IR, I/G, PAS, e PAD. De acordo com os critérios da IDF (Federação Internacional de Diabetes – International Diabetes Federation) 2007, o diagnóstico de SM foi encontrado em seis indivíduos (10%). Do total, oito (13,3%), estavam em situação de sobrepeso e 52 (86,6%), obesos.

O componente individual para SM mais prevalente foi o percentil da CA > 90 (58,35%), seguido de HDL ≤ 40 mg/dl (36,6%).

As evidências de correlação CA e RCQ, medidas de obesidade centrípeta, com vários marcadores como TGL, HOMA, já sabidamente relacionados à SM, chamam atenção para a necessidade de utilização dessas medidas de forma mais rotineira na prática pediátrica, por serem de fácil obtenção, de baixo custo e método não invasivo.

Os valores de CA, RCQ, RCA e PSE, quando elevados devem justificar maior detalhamento na avaliação laboratorial de possível resistência insulínica. É importante a identificação de crianças e adolescentes que preencham os requisitos para o diagnóstico da SM, pois são indivíduos de maior risco metabólico e devem ser adequadamente acompanhados.

Presidente - 1161838 - HELCIO DE SOUSA MARANHAO
Interno - 1348383 - GEORGE DANTAS DE AZEVEDO