Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA VIVIANNE SOUZA DE QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: PAULA VIVIANNE SOUZA DE QUEIROZ

DATA: 11/05/2011

LOCAL: Sala de Aula do PPGCSa, 2º andar do CCS/UFRN

ASSOCIAÇÃO ENTRE SUBCLASSES DE IMUNOGLOBULINAS IGG1 E IGG2 ANTI-LEISHMANIA E EVOLUÇÃO CLÍNICA EM CÃES DO RIO GRANDE DO NORTE

Cães – Leishmaniose Visceral – Imunoglobulinas – Sintomas clínicos

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas

ÁREA: Imunologia

No Brasil os cães estão envolvidos no ciclo de transmissão da Leishmania, se constituindo fonte de infecção para o vetor e promovendo a dispersão da doença para áreas não endêmicas. Em cães os mecanismos imunológicos que regulam a susceptibilidade ou resistência à infecção por Leishmania não foram completamente caracterizados. O estudo teve como objetivo avaliar a resposta das subclasses de imunoglobulinas IgG1 e IgG2 de acordo com a sintomatologia clínica, além de determinar a prevalência da infecção e a espécie isolada a partir dos cães eutanasiados. Foram estudados 237 cães de residências com história de LV humana no litoral leste do RN, 352 cães em áreas de transmissão de LV humana em Parnamirim, 97 cães de áreas rurais de transmissão de LV e LT humana em São Miguel e 146 cães soropositivos para LV recolhidos pelo CCZ de Natal. Os animais foram submetidos ao diagnóstico clínico e ao diagnóstico sorológico através do teste ELISA utilizando os antígenos rK39 e SLA e as imunoglobulinas IgG1 e IgG2. Altos índices de infecção por Leishmania foram encontrados, particularmente entre os cães de residências com história de LV humana no litoral leste (rK39:15.6%; SLA: 49.8%). Não houve associação significativa entre soropositividade do teste e idade e sexo dos animais. Registrou-se elevadas taxas de soroconversão em áreas urbanas (29.4%) e rurais (18.8%). A espécie L. chagasi foi identificada como agente etiológico da infecção canina. O rK39 detectou maior proporção de sintomáticos, evidenciando relação positiva com a resposta à IgG1. Por sua vez, o SLA foi mais sensível entre os assintomáticos, estabelecendo associação positiva com a resposta à IgG2 e associação negativa com IgG1. O encontro de uma elevação geral nos títulos de IgG1 e IgG2 apontam para uma resposta sorológica não polarizada frente à infecção por Leishmania nos cães do RN.

Externo ao Programa - 1212336 - ELIANA LUCIA TOMAZ DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1346630 - LARA DE MELO BARBOSA