Banca de DEFESA: ANA KATARINA MENEZES DA CRUZ

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ANA KATARINA MENEZES DA CRUZ

DATA: 18/06/2010

HORA: 09:30

LOCAL: Anfiteatro das Aves do CB

TÍTULO:

ELUCIDAÇÃO ESTRUTURAL DO GALACTANO ACIDICO DOS OVOS DO MOLUSCO Pomacea lineata E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES PROLIFERATIVA E ANTIINFLAMATÓRIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Galactano acídico, RMN, Peritonite, MTT.


PÁGINAS: 65

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas

ÁREA: Bioquímica

RESUMO:

O Galactano acídico (GA) foi obtido através de extração por proteólise e precipitação com acetona das ovas do molusco Pomacea lineata. Sua estrutura foi elucidada através de uma combinação de análises químicas, da viscosidade intrínseca e de espectroscopia de RMN mono e bidimensionais. Os aspectos biológicos do GA foram avaliados através de ensaios in vivo de cicatrização e de peritonite induzida (atividade antiinflamatória); e ensaios in vitro da atividade citotóxica (MTT). Este polissacarídeo apresentou uma estrutura simples, sem presença de sulfatado e ácidos urônicos em sua estrutura. Sua viscosidade intrínseca e relativa foram avaliadas em 0.44 ± 0.05 e 1.744 ± 0.07 dL.g-1. A espectroscopia mostrou que o GA possui uma constituição formada predominantemente por b-D-galactoses, além de b-D-NAcetil-glucosamina que surge em menor proporção na cadeia. O caráter acídico deste polissacarídeo é dado pela presença de piruvato na molécula, formando um acetal cíclico de 6-membros, localizados nas b-D-galactoses. A participação do GA na cicatrização foi avaliada e as análises histológicas revelaram que houve, de forma precoce ao processo de cicatrização, uma grande estimulação de macrófagos, com formação de granulomas. Sugerindo que o GA pode ter promovido a antecipação de eventos biológicos necessários a cicatrização do tecido. No ensaio de peritonite induzida o GA se mostrou dose dependente, demonstrando a possibilidade de uma ação antiinflamatória em concentrações acima de 20mg/kg, e comprovando seu caráter inflamatório na concentração de 1mg/Kg. Em ensaios in vitro o GA utilizado na concentração de 1000 μg/mL apresentou atividade proliferativa estimulando o crescimento de células 3T3, corroborando os achados in vivo e demonstrando ausência de atividade citotóxica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1149356 - ELIZEU ANTUNES DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1149355 - FERNANDA WANDERLEY DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1149646 - LUIZ ROBERTO DIZ DE ABREU
Externo à Instituição - MARIA GORETTI FREIRE DE CARVALHO - UnP
Externo à Instituição - ROSELIA DE SOUSA LEAL - UnP
Notícia cadastrada em: 27/07/2010 07:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao