Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO SILVA PAREDES MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: RODRIGO SILVA PAREDES MOREIRA

DATA: 19/12/2008

LOCAL: Departamento de Odontologia

CARACTERIZAÇÃO DOS TIPOS DE RECLAMAÇÕES JUNTO AOS SERVIÇOS DE PROTEÇÃO AO IDOSO

Direito; Saúde; Envelhecimento; Estudantes universitarios.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Odontologia

Um envelhecer saudável compreende fundamentalmente, o atendimento de necessidades que vão além da manutenção de um bom estado de saúde física. Faz-se necessário valorizar o idoso como pessoa socialmente útil, favorecendo, direta e indiretamente, o idoso, a família e comunidade para o alcance de um estilo de vida desejável. Pautando-se nessas reflexões, a partir da importância de um estudo em que se procure avaliar até que ponto, segmentos da sociedade e o próprio idoso, conhecem os direitos deste, e com isto, procurar pontuar conceitos de cidadania, vinculando os idosos a essas práticas, tendo como ponto de partida neste estudo, a saúde, como prática muito questionada no cotidiano. Este estudo, portanto, tem como objetivo verificar o conhecimento de estudantes universitários sobre os direitos do idoso no que se refere à saúde, contemplados no Estatuto do Idoso e explorar os direitos do idoso no âmbito da saúde na concepção de estudantes universitários. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, numa abordagem qualitativa, centrando-se na análise dos aspectos legais (jurídicos) sobre o conhecimento dos direitos do idoso no âmbito da saúde pelos estudantes e sua implicação na prática da cidadania. O estudo foi realizado na cidade de João Pessoa - Pb, estudantes universitários de diferentes cursos do Campus I da Universidade Federal da Paraiba. O instrumento utilizado para coleta de dados foi uma entrevista semi-estruturada. Os coletados foram qualitativamente, explorando-se as falas dos sujeitos, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo temática categorial. Os resultados encontram-se apresentados em quadros e temas. A partir de diferentes artigos realizados no decorrer do curso. Diante da expressividade dos resultados encontrados nesta pesquisa, é possível afirmar que os estudantes universitários ainda conhecem pouco o direito dos idosos, em particular, no campo da saúde, mesmo os estudantes da referida área. No contexto interdisciplinar este estudo sugere ações dirigidas à população do estudo propiciando pesquisas com maior impacto na mídia dirigida tanto aos idosos como a sociedade em geral.

Interno - 347027 - EULALIA MARIA CHAVES MAIA
Presidente - 1149366 - MARIA DO SOCORRO COSTA FEITOSA ALVES
Interno - 381035 - MARIA IRANY KNACKFUSS
Notícia cadastrada em: 13/07/2010 08:57