MUDANÇAS LONGITUDINAIS E CORRELATOS DOS COMPORTAMENTOS DE MOVIMENTO DE 24H EM ADULTOS MAIS VELHOS: UM ACOMPANHAMENTO DE 4 ANOS
Envelhecimento; sono; comportamento sedentário; atividade física; contagem de passos.
Objetivo: Investigar as mudanças longitudinais dos comportamentos de movimento de 24h (CM24h) e seus correlatos em adultos mais velhos.
Métodos: O 2CM4h foi avaliado em adultos mais velhos com idade entre 60-80 anos usando acelerometria de quadril durante uma semana na linha de base e após quatro anos. Os desfechos incluíram duração do sono, tempo sedentário (TS), atividade física leve (AFL), atividade física moderada a vigorosa (AFMV), contagem de passos (total; incidental: <40 passos/min; intencional: 40+ passos/min) e cadências de pico (1-, 30- e 60-min passos/min). As associações entre mudanças no CM24h e correlatos (idade, sexo, índice de massa corporal, educação pós-secundária e multimorbidade) foram analisadas usando equações de estimação generalizadas.
Resultados: Um total de 86 participantes foi analisado (67,4±5,3 anos). Nenhuma mudança foi observada no sono (p>0,05). Contudo, o STSaumentou (+35 min/dia), enquanto AFL (-16 min/dia), AFMV (-9 min/dia), contagem de passos (total: -1139 passos/dia; incidental: -122 passos/min; intencional: -1017 passos/min) e cadências de pico (-8 passos/min) reduziram ao longo de quatro anos (p<0,05). Idade mais avançada foi associada à redução da duração do sono, aumento do TS e menos passos totais e incidentais ao longo do tempo. O sexo feminino foi associado à redução da duração do sono, aumento do TS, maior AFMV, mais passos intencionais e maiores cadências de pico de 30 e 60 minutos. Maior IMC foi associado à redução da contagem de passos intencionais e das cadências de pico de 30 e 60 minutos, enquanto educação pós-secundária foi associada ao aumento da contagem total de passos e maiores cadências de pico de 30 e 60 minutos (p<0,05). Nenhuma associação foi encontrada entre multimorbidade e mudanças no CM24h (p>0,05).
Conclusão: Após um período de 4 anos, adultos mais velhos experimentaram um aumento geral no TS e uma diminuição na AF, enquanto o sono permaneceu estável. Nós identificamos correlatos prejudiciais e benéficos das mudanças no sono, TS e AF, que poderiam informar intervenções direcionadas para melhorar o CM24h nesta população.