Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE JESUS XAVIER AGUIRRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DE JESUS XAVIER AGUIRRE
DATA : 13/03/2023
LOCAL: REMOTA - https://meet.google.com/xqo-bezs-bmo

REDES SOCIAIS ESTÁ ASSOCIADA COM SOBREPESO E OBESIDADE EM ADOLESCENTES NA ÁREA RURAL DO BRASIL. UM ESTUDO TRANSVERSAL

Obesidade; Sobrepeso; Adolescentes;

Objetivo O objetivo deste estudo foi avaliar a rede social de adolescentes da zona rural e suas associações com sobrepeso/obesidade. Métodos Alunos de uma escola rural do Nordeste do Brasil (n=90) preencheram questionários sobre características sociodemográficas, consumo alimentar, atividade física e gerador de nomes . Medidas de rede foram realizadas, análise de componentes principais foi realizada para determinar padrões alimentares e modelos logísticos foram realizados para investigar variáveis associadas ao sobrepeso/obesidade. Resultados A maioria dos participantes era do sexo feminino (62,9%) e 30% dos adolescentes estudados apresentavam sobrepeso ou obesidade. Os alunos citaram 2.070 pessoas de suas redes; e a rede familiar teve o maior grau de influência (61%), compartilhando a maior parte das refeições com os adolescentes (47%). A forma obesa foi prevalente na descrição dos membros da rede familiar (51%). Adolescentes com padrões alimentares pouco saudáveis tiveram 72% mais chances de apresentar sobrepeso/obesidade; e a centralidade do autovetor também foi associada ao sobrepeso/obesidade (OR = 5,88, IC 95% = 1,29 – 43,88).

Presidente - 2646462 - BRUNA LEAL LIMA MACIEL
Externo à Instituição - ROBERTO DO NASCIMENTO RODRIGUES - UFMG