Banca de DEFESA: JÚLIO ABREU MIRANDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÚLIO ABREU MIRANDA
DATA : 24/08/2022
HORA: 10:30
LOCAL: HIBRIDO: PRESENCIAL CONSEC/CCS (2º ANDAR DO CCS) | REMOTO: https://meet.google.com/qxz-espr-owc
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE NANOEMULSÃO FOTOPROTETORA À BASE DE ÓLEO DE LINHAÇA (LINUM USITATISSIMUM L.) E DE FILTROS ULTRAVIOLETA AVOBENZONA E TRIS-BIPHENYL TRIAZINE (NANO)


PALAVRAS-CHAVES:

radiação solar; fotoproteção; filtros ultravioletas; óleo de linhaça; avobenzona; tris-biphenyl triazine (nano); nanoemulsão.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A radiação solar é responsável por diversos danos à pele, dentre eles o surgimento do câncer de pele, o que torna necessário o uso de fotoprotetores para a prevenção dos efeitos danosos. Atualmente, existe um interesse no desenvolvimento de formulações fotoprotetoras que consigam aprimorar as já existentes no mercado. Nesse sentido, extratos naturais com compostos bioativos, como o óleo de linhaça, têm sido foco de interesse graças às suas propriedades bioativas, que além de promover melhoria do efeito fotoprotetor, confere características multifuncionais às formulações, como efeito antioxidante. Adicionalmente, nanoemulsões são sistemas promissores para aplicação em fotoproteção, visto que são sistemas cineticamente estáveis e permitem uma distribuição mais uniforme dos filtros ultravioletas na pele. Sendo assim, este estudo objetivou o desenvolvimento de uma nanoemulsão fotoprotetora à base de óleo de linhaça e filtros ultravioleta avobenzona e tris-biphenyl triazine (nano), que em associação conferem um amplo espectro de proteção ultravioleta. A nanoemulsão desenvolvida possui 9,9 % de óleo de linhaça, 10 % de tensoativos, 0,1 % de avobenzona, 8 % de tris-biphenyl triazine (nano) e 72 % de água. A nanoemulsão apresentou tamanho de gotícula de 132,5 ± 8,3 nm, índice de polidispersão igual a 0,23 ± 0,03, potencial zeta de -23,99 ± 1,28 mV, pH 6,77 ± 0,08, condutividade elétrica 1001,33 ± 3,06 µS/cm e fator de proteção solar (FPS) in vitro igual a 21. Ainda, os teores dos filtros foram avaliados ao longo do tempo, os quais permaneceram nas concentrações iniciais, garantindo também a estabilidade do FPS. Os resultados encontrados demonstram que a nanoemulsão à base de óleo de linhaça apresentou estabilidade cinética, e o óleo utilizado pôde aprimorar o efeito fotoprotetor dos filtros utilizados em associação, sendo uma formulação promissora no âmbito da proteção solar.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1199080 - ANA KATHERINE DA SILVEIRA GONCALVES DE OLIVEIRA
Presidente - 1178187 - ERYVALDO SOCRATES TABOSA DO EGITO
Externo à Instituição - GABRIEL AZEVEDO DE BRITO DAMASCENO - UFBA
Notícia cadastrada em: 12/08/2022 17:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao