Banca de DEFESA: CÍCERA RENATA DINIZ VIEIRA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CÍCERA RENATA DINIZ VIEIRA SILVA
DATA : 30/03/2023
LOCAL: DEFESA REMOTA - https://meet.google.com/wjw-bdjg-bfj

SAÚDE DIGITAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: PERSPECTIVAS PARA AVALIAÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE

Saúde digital; Tecnologias em Saúde; Qualidade do cuidado; Avaliação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; COVID-19

A pandemia da COVID-19 trouxe impactos sociais, econômicos e de saúde, que exigiu adaptação rápida dos sistemas de saúde não somente do ponto de vista quantitativo, mas também de qualidade. Neste contexto, a saúde digital tem ganhado força na Atenção Primária à Saúde (APS) e evidenciou de forma expressiva, a importância da informação oportuna e precisa como instrumento de operação de tomada de decisão para as necessidades de curto, médio e longo prazos. Este estudo objetivou evidenciar o escopo das estratégias em saúde digital e aspectos relevantes para a sua avaliação na APS, a partir da pandemia da COVID-19. Buscou-se, com o desenvolvimento de uma revisão de literatura do tipo scoping review, e de um estudo metodológico de abordagem qualitativa, apreender o estado da arte da saúde digital e seu impacto na qualidade do cuidado na APS no mundo, e elaborar um modelo para sua avaliação no Brasil. A scoping review foi embasada no manual do Joanna Briggs Institute, orientada pelo PRISMA Extension for Scoping Reviews. Uma busca sistemática e abrangente, em três passos, foi realizada em junho e julho de 2021, em bases de dados multidisciplinares de ciências da saúde e da literatura cinzenta e os dados elegíveis foram analisados por meio da análise temática. O estudo metodológico, realizado entre junho de 2021 e março de 2022 seguiu as etapas de revisão de literatura, elaboração do modelo, validação do modelo e elaboração da matriz de indicadores. A revisão incluiu 44 estudos. Seis agrupamentos temáticos foram identificados: Caracterização e distribuição geográfica dos estudos; Nomenclaturas das estratégias digitais adotadas; Tipos de Tecnologias da Informação e Comunicação; Características das estratégias digitais na Atenção Primária à Saúde; Impactos na qualidade do cuidado; Benefícios, limitações e desafios das estratégias digitais na Atenção Primária à Saúde. Os resultados revelaram impactos positivos e negativos das estratégias remotas na qualidade do cuidado na APS, mas sobretudo alguma incapacidade de aproveitar o potencial das tecnologias, o que pode demonstrar diferenças na organização da implantação, rápida e emergencial, das estratégias digitais na pelo mundo. A modelização tomou como pressupostos o contexto, antecedentes em saúde digital, delimitação da pesquisa avaliativa e atributos qualificadores da APS. Incorporou em suas atividades, dimensões técnica (escopo de ações e exatidão), organizacional (organização do cuidado e da gestão) e relacional (interpessoal) nos processos assistenciais e gerenciais do cuidado. Assim, tendo em vista a importância da saúde digital na atual situação de saúde mundial, e a possibilidade de integração e avanço desta estratégia após a pandemia, a atenção primária deve fortalecer sua capacidade de resposta, ampliar o uso das tecnologias da informação e comunicação, gerenciando os desafios passíveis de mudanças de forma adaptativa e ancorada em evidências. Reforça-se que a orientação, planejamento e execução das ações que engrenam a saúde digital precisam ser avaliadas, a fim de alcançar a compreensão de como as decisões, ações e investimentos estão corroborando para a melhoria do acesso e qualidade dos serviços e da saúde das populações.

Externo à Instituição - ALUISIO GOMES DA SILVA JUNIOR - UFF
Externo ao Programa - 2495698 - JOSE DINIZ JUNIOR
Externo à Instituição - LUIZ AUGUSTO FACCHINI - UFPel
Externo ao Programa - 3083298 - RENAN CIPRIANO MOIOLI