Banca de DEFESA: JEFFERSON DA SILVA BARBOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JEFFERSON DA SILVA BARBOSA
DATA : 24/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Bioquímica
TÍTULO:

Atividade imunoestimulatória e anticâncer de galactanas sulfatadas de Caulerpa cupressoides var. flabellataAtividade Imunoestimulatória in vitro de Polissacarídeos Sulfatados de Caulerpa cupressoides var. flabelata.


PALAVRAS-CHAVES:

Polissacarídeos sulfatados; galactanas sulfatadas; Atividade imunoestimulatória; Mediadores inflamatórios; Atividade anticâncer; Melanoma; Migração celular.


PÁGINAS: 86
RESUMO:

As Algas marinhas são ricas fontes de compostos com propriedades farmacológicas. Entre esses compostos, os polissacarídeos sulfatados (PS) se destacam por sua diversidade estrutural, abundância na estrutural algal e também por desempenharem diferentes bioatividades. Por esses motivos, estudos com PS tem ganhado destaque na pesquisa biomédica. Assim, o objetivo desse trabalho foi caracterizar estruturalmente os PS de Caulerpa cupressoides var. flabellata e avaliar seu potencial imunoestimulatório e anticâncer, in vitro. Para tanto, os PS foram extraídos e caracterizados por espectroscopia de ressonância magnética nuclear (RMN). Além disso, foram caraterizados por meio da quantificação de diferentes mediadores inflamatórios em macrófagos murinos RAW 264.7, como também quanto ao efeito inibitório sobre marcadores de carcinogenicidade em células de melanoma murino B16-F10. As análises de RMN revelaram que as frações polissacarídicas de C. cupressoides são ricas em galactanas, constituídas por unidades de β-D-galactopiranoses sulfatadas e piruvatadas. Esses PS não promoveram efeitos citotóxicos sobre nenhuma das linhagens testadas, contudo promoveu aumentos significativos na produção dos mediadores inflamatórios óxido nítrico, espécies reativas de oxigênio e das citocinas TNF-α e IL-6. Com relação a atividade anticâncer, os PS inibiram a migração, a produção de melanina e a formação clonogênica em células B16-F10. Em conjunto, os resultados desse estudo mostraram que as galactanas sulfatadas de C. cupressoides podem desempenhar um potente efeito imunoestimulatório e anticâncer, com potenciais aplicações na elaboração de novos produtos com aplicações biomédicas e biotecnológicas. Contudo, estudos adicionais devem ser realizados para elucidar os mecanismos celulares e moleculares envolvidos nas respostas observadas, bem como para verificar esses efeitos em outros modelos de estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2195251 - HUGO ALEXANDRE DE OLIVEIRA ROCHA
Interna - 1490222 - SILVANA MARIA ZUCOLOTTO LANGASSNER
Externo ao Programa - 2275890 - MARCELO DE SOUSA DA SILVA
Externo à Instituição - DANIEL CHAVES DE LIMA - IFRN
Externa à Instituição - VALQUIRIA PEREIRA DE MEDEIROS - UFJF
Notícia cadastrada em: 14/05/2019 08:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao