Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS AMARAL MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS AMARAL MACHADO
DATA : 29/03/2019
HORA: 09:30
LOCAL: sala de aula do PPGCSa
TÍTULO:

UMA ABORDATEM TECNOLÓGICA PARA AUMENTAR O EFEITO CITOTÓXICO DO ÓLEO DE RÃ-TOURO (Rana catesbeiana Shaw), in natura, CONTRA CELULAS DE MELANOMA HUMANO (A2058) (UMA EVIDÊNCIA in vitro)


PALAVRAS-CHAVES:

Óleo de rã-touro, nanocapsulas, nanoemulsão, microemulsão, atividade antimelanoma, necrose celular.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O objetivo deste estudo foi investigar o efeito citotóxico in vitro de diferentes sistemas nanoestruturados (nanocápsulas, nanoemulsão e microemulsão) a base de óleo de rã-touro contra uma linhagem celular de melanoma humano (A2058). Os nanosistemas foram produzidos conforme descrito na literatura e caracterizados através da distribuição do tamanho de gotícula/partícula e potencial zeta. A biocompatibilidade foi determinada por ensaio de atividade hemolítica frente a eritrócitos humanos. A citotoxicidade foi realizada através da avaliação da atividade mitocondrial pelo ensaio de MTT, morte celular, determinação dos níveis intracelulares de espécies reativas de oxigênio (EROs) e captura celular. Os três nanosistemas foram reproduzidos com sucesso e apresentaram potencial hemolítico inferior a 10% em todas as concentrações testadas (50 e 100 µg.mL-1 ). Os resultados do ensaio de MTT revelaram que os nanosistemas foram capazes de promover a morte de até 92 ± 2% das células. Adicionalmente, foi observado que o óleo de rã-touro in natura foi capaz de induzir apoptose celular, enquanto que os nanosistemas causaram a morte celular por necrose, associada a uma produção elevada de EROs, os quais promoveram a liberação do óleo em todos compartimentos celulares (membrana, citoplasma e núcleo). Finalmente, estes resultados elucidam o efeito citotóxico dos nanosistemas a base de óleo de rã-touro contra células de melanoma humano in vitro, sugerindo que estes sistemas são seguros e promissores produtos capazes de serem inclusos no arsenal terapêutico contra o melanoma.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1639820 - ARNOBIO ANTONIO DA SILVA JUNIOR
Presidente - 1178187 - ERYVALDO SOCRATES TABOSA DO EGITO
Externa à Instituição - Nereide Stela Santos Magalhães - UFPE
Notícia cadastrada em: 25/03/2019 09:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao