Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANNA CARLA MAIA DANTAS DE LUCENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANNA CARLA MAIA DANTAS DE LUCENA
DATA : 05/12/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Laboratório de Psicologia
TÍTULO:

Confirmando a validade das escalas de indicadores psiquiátricos do Millon Behavioral Medicine Diagnostic  para candidatos à cirurgia bariátrica


PALAVRAS-CHAVES:

Cirurgia Bariátrica, Millon Behavioral Medicine Diagnostic, obesidade, Escalas de Indicadores Psiquiátricos, características psicométricas, validade.

 

PÁGINAS: 16
RESUMO:

Antecedentes: o uso de instrumentos em formato de escalas é preferido quando se avaliam candidatos para cirurgia bariátrica.

Objetivos: Este estudo evidencia a validade das escalas de indicadores psiquiátricos incluídas no Millon Behavioral Medicine Diagnostic (MBMD) para candidatos à cirurgia bariátrica com diferentes níveis de educação e idades no Brasil.

Setting: a coleta de dados foi realizada em um ambulatório de cirurgia bariátrica de um hospital público brasileiro e nas enfermarias do mesmo hospital. Método: quinhentos e setenta e seis pacientes entre 18 e 70 anos participaram desse estudo; 426 eram candidatos a um procedimento de cirurgia bariátrica laparoscópica e 150 tinham síndrome metabólica e nenhuma indicação para cirurgia bariátrica. Resultados: uma análise fatorial exploratória, que teve índices de ajuste satisfatórios, revelou quatro fatores correspondentes às principais características psicológicas de pacientes com obesidade. As escalas de Ansiedade-Tensão, Depressão, Disfunção Cognitiva, Labilidade Emocional e Proteção tiveram consistência interna aceitável (todos os alfas de Cronbach> 0,70). A sensibilidade das escalas na avaliação de vários grupos definidos pela forma como os participantes foram recrutados - pessoalmente ou através da enfermaria também foi confirmada. Conclusões: as características psicométricas das escalas nos dois grupos de coleta foram de acordo com a literatura anterior. Estudos futuros devem determinar a sensibilidade e a especificidade das escalas e se os indicadores psiquiátricos do MBMD forem úteis para a avaliação pré-cirúrgica dos candidatos à cirurgia bariátrica. A discussão sobre a evidência de validade dos instrumentos de avaliação para esta população é reveladora na medida em que avaliações mais precisas podem favorecer intervenções psicológicas mais focadas e que a viabilidade melhora a adesão ao tratamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1323908 - JOAO CARLOS ALCHIERI
Externo ao Programa - 2374850 - THAIZA TEIXEIRA XAVIER NOBRE
Externo ao Programa - 2330137 - VILANI MEDEIROS DE ARAUJO NUNES
Notícia cadastrada em: 27/11/2017 09:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao