Banca de DEFESA: ELZA MARIA FERNANDES SEABRA DE MELO

DISCENTE: ELZA MARIA FERNANDES SEABRA DE MELO
DATA: 07/07/2015
LOCAL: Departamento de Educação Física

AGREGAÇÃO DE FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CARDIOMETABÓLICAS ENTRE ADOLESCENTES DE BAIXA RENDA DO SEXO FEMININO

adolescentes, fatores de risco, doença cardiovascular, obesidade.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Objetivos: avaliar a prevalência e o padrão de agregação de fatores de risco cardiometabólico entre adolescentes de baixa renda do sexo feminino. Métodos: foi realizado estudo transversal envolvendo 196 estudantes de escola pública (11-19 anos). Os seguintes fatores de risco foram considerados para análise: excesso de peso, obesidade central, dislipidemia, pressão arterial elevada e glicemia de jejum elevada. A razão entre a prevalência observada e esperada e os respectivos intervalos de confiança foram utilizados para identificar combinações de fatores de risco que excediam o esperado para a população. Resultados: Os fatores de risco mais prevalentes foram dislipidemia (70,9%) e obesidade central (39,8%), seguidos do excesso de peso (29,6%) e pressão arterial elevada (12,8%). Do total, 42,9% apresentaram dois ou mais fatores de risco e 24% três fatores ou mais. Excesso de peso, obesidade central e dislipidemia foram fatores de risco comuns entre os padrões de agregação que apresentaram prevalência observada maior que esperada. Conclusões: a agregação de fatores de risco (≥ dois fatores) nas adolescentes apresentou considerável prevalência, assim como a coexistência não casual do excesso de peso, obesidade central e dislipidemia (principalmente HDL-colesterol baixo).

Presidente - 2682821 - EDUARDO CALDAS COSTA
Externo à Instituição - FILIPE FERREIRA DA COSTA - UFPB