Banca de DEFESA: MARIZE BARROS DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIZE BARROS DE SOUZA
DATA: 10/03/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva
TÍTULO:

O trabalho em equipe na Atenção Primária em Saúde no Brasil: a experiência do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.


PALAVRAS-CHAVES:

Atenção Primária à Saúde; relações interprofissionais; Brasil.


PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

Desenho: estudo com delineamento transversal, de abordagem quantitativa. Realizado a partir dos dados obtidos da “Pesquisa realizada na fase III – Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica”, no Brasil em 2013. Objetivo: Avaliar o trabalho em equipe no acesso e na qualidade da Atenção Primária em Saúde no Brasil. Método: Amostra composta de 17.202 profissionais e 65.391 usuários. Utilizou-se entrevista estruturada com análise estatística realizada pelas frequências absolutas e relativas das variáveis através do programa Statistic Package for Social Sciences. O trabalho em equipe foi analisado nas dimensões: organização do processo de trabalho e interação.

Resultados: no processo de trabalho realizam planejamento e programação das ações e conta com apoio da gestão. O território está definido, existem prontuários familiares. É destaque a agenda compartilhada e pactuada entre os profissionais. As equipes realizam acolhimento e reuniões, cujos temas discutidos giram em torno do processo de trabalho e planejamento. Os desafios enfrentados estão relacionados ao agendamento dos usuários; ao número de pessoas sob a responsabilidade das equipes; à existência de população descoberta nas áreas adscritas à Unidade de Saúde; à incipiência na ação intersetorial e no não envolvimento da comunidade pelas equipes. Conclusões: constatou-se o trabalho em equipe como elemento central no processo de mudança na APS brasileira, o qual ampliou o acesso e a qualidade na oferta de serviços de saúde e obteve ainda o reconhecimento social. Mesmo não tendo avançado na coordenação do cuidado; no estímulo à participação social.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA LUIZA D'ÁVILA VIANA - USP
Externo ao Programa - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Externo ao Programa - 1512651 - NADJA DE SA PINTO DANTAS ROCHA
Externo à Instituição - PAULO ROBERTO DE SANTANA - UFPE
Presidente - 1245215 - SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA
Notícia cadastrada em: 27/02/2015 11:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao