Banca de DEFESA: EDNA NUBIA OLIVEIRA DE MOURA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDNA NUBIA OLIVEIRA DE MOURA
DATA: 20/09/2013
HORA: 09:00
LOCAL: CONSEC - CCS
TÍTULO:

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE CRIANÇAS COM HEMIPARESIA CONGÊNITA E ADQUIRIDA.


PALAVRAS-CHAVES:

hemiparesia; avaliação neuropsicológica; desenho da figura humana; funções cognitivas; crises epilépticas; crianças; adolescentes.


PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO:

A hemiparesia refere-se ao déficit da força muscular, com consequente debilidade na mão e pé, afetando um dos lados do corpo. A literatura mostra poucos estudos enfocando detalhadamente as funções cognitivas e emocionais de crianças afetadas por essa condição neurológica. Este estudo teve como objetivo a avaliação neuropsicológica de 23 crianças e adolescentes de ambos os gêneros, com idades entre 5 anos e 4 meses e 16 anos e 6 meses, com hemiparesia congênita e adquirida. Aplicou-se uma bateria de teste especifica para avaliação de funções cognitivas superiores incluindo processos intelectuais, atenção, função perceptiva, função motora, praxias, gnosias, linguagem, memoria e função visuomotora. Quanto aos aspectos emocionais foi usado o teste do desenho da figura humana visando a avaliação da percepção da imagem corporal desses pacientes. Os resultados mostraram que a hemiparesia da criança conduz a déficits em funções neuropsicológicas importantes, além de déficit motor e alterações na esfera emocional, mais precisamente aquelas relacionadas com a representação da imagem corporal. As crianças com hemiparesia adquirida e crises epilépticas, tendem a manifestar maior prejuízo em seu funcionamento cognitivo global. Esses achados sugerem que uma abordagem multidisciplinar pode contribuir significativamente para uma compreensão mais ampla acerca dos aspectos neuropsicológicos envolvidos no quadro clinico neurológico da hemiparesia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1216706 - AUREA NOGUEIRA DE MELO
Externo à Instituição - CAROLINA ARAUJO RODRIGUES FUNAYAMA - USP
Externo ao Programa - 1369275 - CLECIO DE OLIVEIRA GODEIRO JUNIOR
Externo ao Programa - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Externo à Instituição - MARIA VALERIANA LEME DE MOURA RIBEIRO - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 06/09/2013 09:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao