Banca de DEFESA: DENY DE SOUZA GANDOUR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENY DE SOUZA GANDOUR
DATA: 02/07/2013
LOCAL: Auditório "A"

ENTRE SABERES E PRÁTICAS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NA FORMAÇÃO INICIAL

identidade profissional; formação inicial; professores de línguas

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

1.      Esta pesquisa se insere no âmbito dos estudos que abordam questões relacionadas aos saberes docentes e a construção da identidade profissional no contexto da formação inicial de professores de língua inglesa. Tem como sujeitos investigados os alunos-professores concluintes do curso de Letras com habilitação em língua inglesa, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, do campus da cidade de Assu. Tomaram-se como referencial teórico os conceitos de Identidades Sociais propostos por S. Hall e A. Giddens, os conceitos de Identidade Profissional de C. Dubar, assim como os estudos sobre a formação do profissional reflexivo, conforme proposto por D. Schön, enveredando pala perspectiva crítica de reflexão e atuação profissional, a partir dos estudos de P. Freire, H. Giroux, S Kemmis, entre outros. O objetivo geral consiste em investigar o processo de construção da identidade profissional nos alunos-professores, buscando compreender o modo como esse processo se relaciona com a construção dos saberes e competências necessários à formação do profissional crítico-reflexivo. Optou-se por uma abordagem qualitativa-interpretativista para a análise de um corpus empírico construído por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em meio virtual on line com os sujeitos-informantes. A análise dos dados mostrou que as marcas identitárias profissionais, embora possam ter sua origem em vivências anteriores ao processo de formação inicial, elas são predominantemente constituídas e expressas a partir de experiências vividas nos espaços de socialização relativos tanto aos processos construção dos saberes da profissão quanto aos processos de reflexão sobre o ensino. Aponta-se a existência de uma relação tridimensional entre a reflexão sobre o ensino, a construção da identidade profissional e a construção dos saberes docentes, e que essa relação é indissociável, já que esses processos se apoiam e se impulsionam mutuamente na formação inicial dos professores de línguas.

Externo ao Programa - 277306 - JOAO MARIA PAIVA PALHANO
Presidente - 6345753 - MARIA BERNADETE FERNANDES DE OLIVEIRA