Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO WILDSON CONFESSOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO WILDSON CONFESSOR
DATA: 21/12/2012
HORA: 18:30
LOCAL: salão vermelho - DLET - CCHLA - UFRN
TÍTULO:

, ALI AQUI: gramaticalização de um paradigma emergente no domínio funcional da especificação nominal


PALAVRAS-CHAVES:

AQUI, AÍ, ALI e LÁ marcadores de especificidade. Funcionalismo Linguístico. Gramática Emergente. Fatores morfossintáticos e semântico-pragmáticos.



PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

Sob a perspectiva teórica da Linguística Funcional, em sua vertente norte-americana (HOPPER, 1987, 1991, 1998, 2008, 2010; GIVÓN, 2001; LEHMANN, 2002; HOPPER; TRAUGOTT, 2003; FURTADO DA CUNHA; OLIVEIRA; MARTELOTTA, 2003, dentre outros), este trabalho tem como objetivo geral mostrar, com base em propriedades morfossintáticas e semântico-pragmáticas, que AQUI, AÍ, ALI e LÁ integram, no português brasileiro contemporâneo, um paradigma emergente – de constituição recente e ainda em andamento – de formas indicadoras de especificidade em sintagmas nominais indefinidos. Os dados que constituem o corpus desta pesquisa foram coletados em grandes corpora orais brasileiros, a saber: o Corpus Discurso & Gramática: a língua falada e escrita na cidade de Natal (FURTADO DA CUNHA, 1998), o Banco Conversacional de Natal (FURTADO DA CUNHA, 2011), o Projeto Variação Linguística no Estado da Paraíba – VALPB (HORA, 2005) e o Projeto Variação Linguística Urbana na Região Sul do Brasil – VARSUL (VANDRESEN, 2002). Inicialmente, descreveu-se o comportamento de AQUI, AÍ, ALI e LÁ marcadores de especificidade no que diz respeito a diversos fatores de natureza morfossintática e semântico-pragmática: tipo de construção em que os marcadores apareceram; existência ou não de material interveniente entre o item marcador de especificidade e o nome nuclear do SN; tempo do verbo da oração em que aparece o SN adjungido a um dos marcadores emergentes; tipo do substantivo ao qual AQUI, AÍ, ALI e LÁ se cliticizam; status informacional do SN adjungido a AQUI, AÍ, ALI eLÁ marcadores de especificidade; sequência textual em que apareceram os marcadores emergentes. Procurou-se, ainda, verificar a ocorrência de implicaturas conversacionais (GRICE, 1982) nos contextos de uso de AQUI, AÍ, ALI e LÁ marcadores de especificidade. Por fim, procurou-se esboçar uma possível trajetória de gramaticalização por que AQUI, AÍ, ALI e LÁ marcadores de especificidade passaram, a partir de sua função fonte de dêiticos espaciais até virem a integrar o SN indefinido.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1717429 - MARCO ANTONIO MARTINS
Interno - 6350771 - MARCOS ANTONIO COSTA
Externo à Instituição - EDAIR GÖRSKI - UFSC
Notícia cadastrada em: 28/11/2012 16:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao