Banca de QUALIFICAÇÃO: JANIMA BERNARDES

DATA: 15/06/2012
LOCAL: UFRN - Natal

PROPOSTAS DE ESCRITA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: MECANISMOS DE CONTROLE

Livros Didáticos; Propostas de escrita; Mecanismos de Controle; Singularidade.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

O objetivo deste trabalho é estudar as constantes discussões suscitadas na área de ensino e aprendizagem de língua materna, especificamente no que se refere à produção de textos escritos na escola básica. Para tal fim, tomamos como objeto de estudo Livros Didáticos de Português (LDP) do Ensino Fundamental (EF) para analisar como se materializam os mecanismos de controle da escrita nas atividades propostas pelos autores dos LDP selecionados para ensinar o aluno a escrever textos. Compartilhamos da proposta de Althusser (1985), autor que considera a escola como parte dos Aparelhos Ideológicos do Estado (AIE) e uma instituição que busca assegurar, por meio do ensino, uma submissão à ideologia dominante ou o domínio de sua prática. Assim, o foco de nossa análise são as propostas de escrita apresentadas nos referidos LDP, tendo como referência, para nossa leitura, as modificações nas políticas educacionais do Brasil feitas a partir da década de 1970. Por meio das análises, foi possível demonstrar como o controle da escrita ocorre a partir do ensino de um roteiro estático de texto, de modo a levar o aluno a reproduzir o texto-fonte, privando-o de sua singularidade. Partimos da premissa de que escrever implica em um trabalho específico que se realiza com a linguagem (RIOLFI, 2003). Assim sendo, o trabalho de escrita vai além de mera tarefa escolar, como a solicitada pelo LDP por meio de modelo canônico de textos, mas pode permitir àquele que escreve assumir sua autoria e responsabilizar por seu escrito.

Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Interno - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES