Banca de DEFESA: MARIA LUÍZA ASSUNÇÃO CHACON

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA LUÍZA ASSUNÇÃO CHACON
DATA : 20/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Natal (Virtual)
TÍTULO:

 

 

O QUE IRREVELADO SE MOVE EM SUA CARNE: O DESEJO EM AVALOVARA, DE OSMAN LINS

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

 

 Avalovara; Desejo; Criação literária; Osman Lins; Literatura

brasileira.

 


PÁGINAS: 150
RESUMO:

RESUMO

 

Esta tese centra-se no romance Avalovara (1973), de Osman Lins, e propõe uma leitura na qual o desejo desponta como transgressão e questão fundante, como força de escrita. Obra experimental e que conta a si mesma de maneira fragmentada, a obra de Lins proporciona múltiplas possibilidades de leitura. Avalovara se tece entre avanços e recuos, entre partidas e chegadas, em uma espécie de mobilidade desejante.

Na presente análise, parte-se, sobretudo, da compreensão do desejo enquanto produção, em seu caráter ambíguo, como dispersão e unidade, Busca que não visa meramente uma satisfação ou preenchimento, porque isso seria embotar os sentidos, se deixar mortificar. Desejar é desarranjar o real, é fabricar continuamente arranjos novos. E é por desestruturar o real que o desejo em Avalovara é revolucionário.

Assim, a presente análise pretende observar as formas como o desejo se movimenta pela narrativa, os agenciamentos que ele produz, bem como suas contribuições para novas possibilidades orgânicas no texto. Como o desejo passa irremediavelmente pelo corpo, analisa-se a constituição dos corpos das personagens, bem como as maneiras que elas afetam e são afetadas pelo mundo à sua volta.

Acionarei visadas do desejo presentes no pensamento de Deleuze e Guattarri, inspirados por Spinoza, até o desejo enquanto falta, conforme expresso por Platão, além do livro O desejo (1990), organizado por Adauto Novaes, que traz uma série de ensaios sobre o tema. A tese traz, ainda, como apoio teórico, a escrita ensaística do próprio Osman Lins, reflexões de Jean-Paul Sartre, Maurice Blanchot e Roland Barthes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1718581 - EDUARDO ANIBAL PELLEJERO
Interno - 1496892 - MARCIO VENICIO BARBOSA
Externa à Instituição - MAYARA RIBEIRO GUIMARÃES - UFPA
Externa à Instituição - ELIZABETH DE ANDRADE LIMA HAZIN - UnB
Externo à Instituição - OTÁVIO GUIMARÃES TAVARES - UFPA
Notícia cadastrada em: 29/11/2022 13:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao