Banca de QUALIFICAÇÃO: TULIO DE SANTANA BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TULIO DE SANTANA BATISTA
DATA : 23/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DE LINGUAGEM EM CRIANÇAS PEQUENAS: UM ESTUDO DE CASO 


PALAVRAS-CHAVES:

Linguagem e Cognição, Ecocognição, Jogos de Linguagem, Desenvolvimento da Linguagem, Atenção Conjunta.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Esta pesquisa busca investigar e descrever a complexidade do desenvolvimento linguístico dos jogos de linguagem, no período inicial do desenvolvimento da criança. Assim, tem como objetivo principal evidenciar a importância da execução de jogos de linguagem para o desenvolvimento linguístico, isto é, para a emulação de conceitos por crianças pequenas. Para isso, tomando como parâmetros teórico-metodológicos as noções de cognição ecológica (ecocognição) (DUQUE, 2015b; 2016; 2017; 2018) vertente da Linguística Cognitiva cuja condição inicial é a relação organismo-ambiente (GIBSON, 2015), frames (LAKOFF, 2011; DUQUE, 2015a; 2017), jogos de linguagem (WITTGENTEIN, 1999; STEELS, 2012; DUQUE, 2018; 2022), e Atenção Conjunta (TOMASELLO, 2008), este trabalho segue o Paradigma Interpretativista de Pesquisa e, assim, opta pela abordagem qualitativa, uma vez que seu interesse recai na compreensão e interpretação da semiose das relações humanas (MINAYO, 2009), baseado em pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e de caráter empírico, com foco na descrição e análise de corpus. Para isso, foi feita uma coleta de 20 vídeos do canal “Gêmeos Alê e Nanda” na plataforma de vídeos do Youtube, no entanto, para a qualificação foram analisados uma parte do nosso corpus contendo 7 vídeos, totalizando 4 minutos e 46 segundos de eventos críticos nas gravações. A análise efetuada até o momento sugere que a junção dos elementos de aspecto do ambiente, informação perceptual e a informação linguística, envolvidos nas situações de interações complexas, ganham enquadramentos culturais, perfis, perspectivas e intenções, assim atuam em tempo real como jogos de linguagem, e são controladas por informações perceptuais fornecidas pela percepção direta que ocorre na medida que outros jogos de linguagem emergem e se retro alimentam, atualizando-se à medida que novos jogos de linguagem são jogados. Parece que tais jogos de linguagem são captados, primeiramente, como informações agregadas às situações experienciadas, em seguida, são descoladas das situações, e transformam-se informações linguísticas, isto é, construções linguísticas cujo compartilhamento de atenção é mais preciso e contribui para a construção de novos sentidos para o ambiente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675404 - PAULO HENRIQUE DUQUE
Externa à Instituição - ILANA SOUTO DE MEDEIROS - UnP
Externo à Instituição - RICARDO YAMASHITA SANTOS - UnP
Notícia cadastrada em: 22/08/2022 13:10
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