Banca de DEFESA: DAVIDSON DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAVIDSON DOS SANTOS
DATA : 10/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual - Google Meet
TÍTULO:

VINHETAS NARRATIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: POSICIONAMENTOS VALORATIVOS E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Relações dialógicas. Vozes sociais. Cronotopo. Vinheta narrativa.  Proposição Didática.
Estágio.


PÁGINAS: 185
RESUMO:

O presente trabalho tem por objetivos compreender as concepções sobre o trabalho do
profissional de português que ancoram os atos responsivos de estudantes estagiários ao se
confrontarem com a esfera escolar e propor um trabalho pedagógico para formadores de
professores a partir das vinhetas narrativas produzidas por esses estudantes. Situados no
campo da Linguística Aplicada Crítica (MOITA LOPES, 2006; SIGNORINI, 2006;
PENNYCOOK, 2006; RAJAGOPALAN, 2006), ancoramo-nos nas postulações do
Círculo de Bakhtin acerca do Ato Responsável, do Enunciado, das Relações dialógicas,
das Vozes sociais e do Cronotopo (BAKHTIN, 2003[1924], 2010[1919], 2015;
VOLOSHINOV, 2017). Para ampliar a compreensão do objeto de estudo, assumimos a
perspectiva de formação que se coloca como crítica libertadora (FREIRE, 1974[2018];
1992; 1996; HOOKS; 2013) dentro de uma perspectiva Decolonial (MIGNOLO,
SANTOS, QUIJANO, WALSH, 2013). Para que seja possível cumprir com os objetivos
desta tese, trabalhamos com a perspectiva qualitativa interpretativista de fazer pesquisa
(FLICK, 2009), assumindo, especificamente, o procedimento da pesquisa documental
(GUBA & LINCOLN, 1981), a partir do uso de narrativas como registro da experiência
(CLANDININ E CONNELY, 2000). Nosso corpus é composto por 18 vinhetas narrativas
(MODL & BIAVATI, 2016), produzidas por 9 alunos na disciplina de Estágio
Supervisionado de Formação de Professores para Ensino Fundamental, no primeiro
semestre do ano de 2019, das quais 9 referem-se ao período de observação do estágio e 9
ao momento de regência realizada pelos estagiários. Para cumprir o primeiro objetivo,
utilizamos as vinhetas relativas ao período de observação. Compreendendo o estágio
como um entrelugar socioprofissional (REICHMANN, 2012, 2014, 2015), da leitura e
análise das nove vinhetas de observação do estágio emergiram cinco cronotopos, quais
sejam: i) cronotopo da entrada/chegada à escola, ii) cronotopo do pátio, iii) cronotopo da
sala dos professores, iv) cronotopo dos corredores, v) cronotopo da aula. Neles, diferentes
vozes são mobilizadas para construir um posicionamento negativo acerca das práticas
vividas e observadas na escola. Ocorrem, também, diferentes relações dialógicas nesses
espaços-tempo, sendo a maioria de controle, hierarquia e automatismo - especialmente no
cronotopo da sala de aula. Para responder ao segundo objetivo, ampliamos o corpus,
incluindo, além das vinhetas de observação, as da regência e construímos uma proposta
didática que propiciasse reflexões críticas sobre o trabalho do professor de língua
portuguesa. Esse material didático se organiza em 4 momentos: i) levantamento do
conhecimento prévio sobre o tema, ii) leitura e compreensão das vinhetas, iii) reflexão
sobre a relação entre formação e prática profissional, iv) produção textual. Os principais
ganhos desta tese são: a) valorizar a voz dos estudantes em formação no que tange à
prática profissional b) propiciar aos professores formadores de professores de português
material inspirador para a construção de práticas mais ancoradas na realidade concreta da
profissão.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 322.525.604-87 - IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS MARQUES - IFRN
Externa à Instituição - LIVIA SUASSUNA - UFPE
Presidente - 047.613.914-72 - MARIA BERNADETE FERNANDES DE OLIVEIRA - UFRN
Interna - 1168633 - MARILIA VARELLA BEZERRA DE FARIA
Externa à Instituição - THAIS FERNANDES SAMPAIO - UFJF
Notícia cadastrada em: 26/01/2022 13:41
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