Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA GEIZY MARQUES DE SOUZA

DISCENTE : JULIANA GEIZY MARQUES DE SOUZA
DATA : 30/11/2021
LOCAL: Virtual - Google Meet

O IMPACTO DO GRAPHOGAME: TREINO DE CONSCIÊNCIA FONÊMICA E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA

consciência fonêmica, aquisição da leitura, GraphoGame, literacia emergente.

A aquisição da linguagem oral se dá de forma espontânea; entretanto, o aprendizado da leitura e da escrita apresenta determinadas especificidades. Sabe-se que as crianças necessitam de instrução formal clara e explícita para atingir o objetivo de compreender e escrever textos (DEHAENE, 2020). Além disso, estudiosos como Berg (2003), Ehri (2005) e Chappell (2009) apontam que é necessário e primordial que os alunos tenham desenvolvido consciência fonológica e fonêmica antes que essa instrução formal aconteça. Por causa da busca pela ponte entre neurociência e educação, inúmeras tentativas de inovação tecnológica e de ensino baseado em evidências vêm ocorrendo; elas almejam diminuir possíveis lacunas de desenvolvimento entre os estudantes. A fim de investigar a relação entre o treino da consciência fonêmica e a o desenvolvimento de habilidades de leitura, desenvolvemos um estudo experimental com 120 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental de duas escolas – uma pública e outra privada – localizadas em Natal-RN. Os participantes tinham entre 6 e 8 anos e fizeram parte de uma intervenção que durou 8 semanas. As crianças foram aleatoriamente divididas em 3 grupos distintos: o grupo de intervenção utilizou o jogo educacional GraphoGame, que busca auxiliar o desenvolvimento da consciência fonêmica durante o período de alfabetização; o grupo controle ativo utilizou jogos que não impactam diretamente o desenvolvimento da competência leitora; e o grupo controle apenas assistiu às aulas ministradas na escola. Em todos os grupos foram aplicados testes antes e depois da intervenção com o objetivo de verificar a eficácia da utilização do jogo em questão. Resultados preliminares mostram impacto positivo do treino da consciência fonêmica nas habilidades de leitura das crianças que participaram da intervenção jogando o GraphoGame.

Externo à Instituição - AUGUSTO BUCHWEITZ - PUC - RS
Presidente - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER