Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDINERE ARAÚJO DA SILVA

LOCAL: síncrona

DESENVOLVENDO A ORALIDADE EM LÍNGUA INGLESA COM ROLE-PLAYING GAMES

oralidade, língua inglesa, RPG

As recentes políticas nacionais linguísticas têm dado uma maior importância ao ensino de língua Inglesa no âmbito escolar e no ensino de uma língua estrangeira no Brasil (LDB). Apesar disso, dada essa importância, o que temos até então é que o trabalho com speaking em língua inglesa (LI) ainda encontra dificuldades em estabelecer-se como uma abordagem efetiva e isso é um agravo  dado a relevância da abordagem comunicativa para um contexto de ensino de uma segunda língua (L2) (ALMEIDA FILHO, 2000, 2001). Isto posto, o presente trabalho de pesquisa propõe uma sequência didática (ZABALA, 1998; DOL, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004) com jogos de Role-playing Game (RPG) para fomentar e estimular a produção oral em sala de aula de LI. Essa proposta de sequência didática (SD) contém 3 jogos que intentam desenvolver as competências de fala (Speaking Competence) em LI e engajar os alunos em seus próprios aprendizados ao mesmo que os expõe a alguns formatos de RPGs de modo a prepará-los para que possam dar continuidade no projeto à sua maneira. Os jogos deste projeto foram baseados em um design próprio e aperfeiçoados nos preceitos de game design direcionados para o ensino (JARVINEN, 2008) e pensados aqui para a sala de aula de LI, buscando considerar os mais variados ambientes do ensino dessa língua. O arcabouço teórico é baseado nos estudos da aprendizagem ativa (SCHANK, 1995; WELTMAN, 2007), em estudos que defendem o uso de RPGs no ensino (FAIRCHILD, 2004, VASQUES, 2008 e ainda FLOYD D. e PORTNOW 2008), em específico ao ensino de LI (LEFFA, BOHN, DAMASCENO e MARZARI , 2012) com foco no desenvolvimento de Speaking Competence (GOH and BURNS, 2012 ).  Deste modo, a pesquisa se enquadra nos estudos de Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006) em sua área de concentração de estudos: ensino e aprendizagem de línguas. Espera-se com esse projeto, que nossas propostas com RPGs possam desenvolver e fomentar a speaking competence em sala de aula de LI, estimular os alunos a se engajarem nesses encontros e com isso fomentar as discussões acerca do uso de jogos de RPG no ensino e aprendizagem de línguas.

Presidente - 2194174 - ANA GRACA CANAN
Interno - 1720830 - MARCELO DA SILVA AMORIM
Externa à Instituição - EVA CAROLINA DA CUNHA - UFPE
Notícia cadastrada em: 22/12/2020 23:33