Banca de QUALIFICAÇÃO: HERYZÂNYA ALVES RAMALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HERYZÂNYA ALVES RAMALHO
DATA : 30/10/2020
LOCAL: Online

A Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney no Ensino Médio Técnico Integrado Brasileiro: Uma Proposta Curricular De Língua Inglesa

Pedagogia de Gênero; Escola de Sydney; Linguística Sistêmico-Funcional; Instrumentos Oficiais da Educação.

Esta tese de doutorado tem o intuito de propor formas de adaptação da Pedagogia de gênero da Escola de Sydney ao contexto dos Cursos Técnicos Integrados oferecidos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN no referente às disciplinas de Língua Inglesa. Por essa razão, o trabalho encontra-se ancorado nos estudos derivados da Teoria de Gênero e Registro (MARTIN; ROSE, 2007; 2008; ROSE; MARTIN, 2012; ROSE, 2015b; 2017a; 2017b) e, consequentemente, nos conceitos da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978; 1993;1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Este estudo também consiste numa pesquisa documental e bibliográfica de caráter qualitativo (NUNAN, 2008; MENEZES ET AL., 2019). Portanto, a proposta deste trabalho envolve a identificação dos gêneros apontados por instrumentos oficiais da educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que são documentos orientadores, especialmente no que diz respeito à educação no Ensino Médio. Além desses, o documento orientador oficial das matérias do IFRN, o Plano de Trabalho das Disciplinas do Ensino Médio (PTDEM), também foi analisado nesse sentido. O passo seguinte é adequar os gêneros identificados aos programas curriculares de inglês dos cursos integrados do IFRN e, também, sugerir ideias de relacionar tais gêneros aos eixos tecnológicos desses cursos. A análise de dados indica, até o momento, que os gêneros sugeridos pela BNCC estão separados de acordo com as habilidades que devem ser trabalhadas na disciplina de Inglês (compreensão oral, produção oral, leitura e escrita). Os resultados também mostram que esses gêneros pertencem a todos os tipos de famílias abordados nos programas da Escola de Sydney, além de outros tipos.

Presidente - 3654056 - JENNIFER SARAH COOPER
Externa à Instituição - KAREN ANDRESA TEIXEIRA SANTORUM - UFSM