Banca de DEFESA: RENATA INGRID DE SOUZA PAIVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA INGRID DE SOUZA PAIVA
DATA : 14/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Auditorio A do CCHLA
TÍTULO:

REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM: UM ESTUDO ANALÍTICO DA MASSIFICAÇÃO ESTRUTURAL E CONTEUDÍSTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Massificação estrutural; Massificação conteudística; Redações nota mil do ENEM.


PÁGINAS: 133
RESUMO:

O contexto de produção textual do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos principais mobilizadores dos anos preparatórios para os candidatos, inclusive, no tocante ao ensino de língua portuguesa, nos anos finais do Ensino Médio. Com base nos impactos causados pelo exame, a presente pesquisa visa ao estudo analítico na escrita das redações nota mil, tomando como hipótese a massificação estrutural e conteudística dos textos. A pesquisa parte da seguinte questão: de que forma as escolhas estruturais e conteudísticas dos candidatos bem como a utilização da voz do outro influenciam na lógica argumentativa para o êxito das redações nota mil do ENEM 2014, 2015, 2016 e 2017? Como objetivos, delimitamos: i) identificar as marcas estruturais que compõe os textos, atentando para as que se repetem; ii) caracterizar como se dá a utilização e a recorrência, nos textos analisados, da inserção da voz alheia; iii) determinar, de forma comparativa, a funcionalidade dessas vozes inseridas na lógica argumentativa das redações; e iv) investigar, com base na análise feita, em quais aspectos as escolhas estruturais, conteudísticas e a inserção da voz alheia constituem o que consideramos como massificação. Para tanto, recorremos às contribuições de Charaudeau (2012) acerca da organização de textos argumentativos, assim como da lógica argumentativa; Authier-Revuz (1990, 2004) com as reflexões da heterogeneidade enunciativa mostrada; Adorno (1985) para a discussão sobre massificação e Pêcheux (1995) com a posição do sujeito para caracterizar o lugar do discurso dos candidatos autores nas redações. O corpus constitui-se de 32 (trinta e duas) redações distribuídas, igualmente, por quatro anos (2014, 2015, 2016 e 2017) e que foram obtidas por meio do site G1. Os resultados demonstram que, em todos os anos, há uma padronização estrutural e conteudística que não é atribuída em sua totalidade ao que solicitam as cinco competências, além de uma recorrência da utilização da inserção explícita da voz alheia para compor a lógica argumentativa. Quanto à questão da massificação estrutural e conteudística, observamos que há reincidência da construção de uma “forma” de redação moldada e pré-estabelecida para que os candidatos, nos anos preparatórios para o exame, ativem a necessidade de moldar seus textos para que ocupem a posição de redações “modelo”, aqui tidas com a nota máxima.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Interna - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Externa ao Programa - 347758 - SYLVIA COUTINHO ABBOTT GALVAO
Externo à Instituição - THOMAS MASSUO FAIRCHILD - UFPA
Notícia cadastrada em: 13/02/2020 10:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao