Banca de DEFESA: FÁBIO DE SOUSA DANTAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FÁBIO DE SOUSA DANTAS
DATA : 10/06/2019
LOCAL: Auditório do CCHLA

LEITURA DA POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS: DA IMANÊNCIA ESTÉTICA AO(S) DIÁLOGO(S) TRANSCENDENTE(S)

Literatura e ensino. Leitura de texto literário. Poética de Augusto dos Anjos.

Estudo sobre a abordagem estética da poesia de Augusto dos Anjos, tendo como ponto de partida a premissa de que o objeto estético em análise no texto será promulgado a partir dos sentidos projetados na sua leitura. Com isso, são estabelecidos diálogos entre a estética (forma) e o contexto, na tentativa de reconhecer as interferências / representações históricas, sociais, políticas, filosóficas, bem como de outros textos ou de outras manifestações artísticas que convirem. A leitura do texto literário aparece ainda hoje como procedimento desafiador para o docente de literatura no Brasil. Tal desafio reside, entre outras questões, no efetivo exercício do que se reconhece como leitura crítica, ou seja, aquela que eleva o aluno à condição de sujeito-leitor e pode ser vista, segundo elucida Todorov (1971), como aquela capaz de lançar compreensão do(s) sentido(s) do texto, induzindo a uma lúcida e coerente interpretação. Theodor Adorno, Hannah Arendt, Roland Barthes, José Bernardes, Antonio Candido, Anne-Marie Chartier, Jean Hébrard, Leahy-Dios, Perrone-Moisés, Anne Rouxel são alguns teóricos que nos legam orientações referencias. A proposta deste trabalho consiste no intento de quatro ações básicas: demonstrar a historicidade do ensino de literatura no Brasil, em especial, do século XX até os dias atuais, a fim de confrontar as diversas concepções, e, com isto, estabelecer posicionamento com a devida pertinência teórica sobre a crise no ensino da leitura de texto literário; discutir as transformações impelidas às funções do texto literário, no cerne das legislações e documentos oficiais que legitimam a importância do texto literário no ensino do Brasil; desenvolver, através da contínua verificação de fortuna crítica, análise da poesia de Augusto dos Anjos, de modo a identificar os pressupostos estéticos que melhor elucidem o(s) sentido(s) de seus textos; efetuar leituras e análises de textos poéticos de Augusto dos Anjos, selecionados a partir das relevâncias estéticas e temáticas, com o intuito de tornar o Professor apto a trabalhar, em sala, munido do texto literário como uma genuína manifestação artístico-cultural que pode dialogar intensamente com a realidade dos jovens alunos.

Interno - 1299003 - DERIVALDO DOS SANTOS
Interno - 155.661.454-34 - HUMBERTO HERMENEGILDO DE ARAUJO - UFRN