O uso de role-plays para estimular a oralidade no IFRN
língua inglesa, oralidade, role-plays, ensino técnico integrado.
A presente pesquisa tem por objetivo implementar um ensino com características que privilegiem a oralidade em língua inglesa nas aulas ministradas para o ensino médio técnico integrado no IFRN/JC através do uso de role-plays. Para tanto, após um relato histórico acerca do IFRN, analisamos seus documentos oficiais que regem o ensino de inglês como língua estrangeira, a saber: o projeto político-pedagógico (2012); a proposta de trabalho das disciplinas nos cursos técnicos de nível médio integrado regular e na modalidade EJA (2012); e as ementas das disciplinas de inglês I e II (2012). Em seguida, tratamos brevemente acerca do conceito de competência comunicativa (HYMES, 1972; CAMPOS, 2018), dos métodos de ensino de línguas estrangeiras até o método comunicativo (LARSEN-FREEMAN, 2003; ALMEIDA FILHO, 2001), de um modelo de aula comunicativa para a escola pública (ALMEIDA FILHO, 2007) e da técnica role-play (HAYCRAFT, 1986; LADOUSSE 1989; FERREIRA 2008; entre outros). Os procedimentos metodológicos da nossa pesquisa-ação fundamentada nos preceitos teóricos de Thiollent (1986) e a contextualização do nosso local de pesquisa são apresentados a seguir. Por fim, discorremos acerca do que os dados iniciais colhidos através de um questionário diagnóstico apontam: os alunos pesquisados tem faixa etária entre 16 e 22 anos e são oriundos de diferentes regiões próximas a cidade de João Câmara, onde foi feita nossa pesquisa.