Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO RODRIGO PINHEIRO DE CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO RODRIGO PINHEIRO DE CAMPOS
DATA : 28/09/2017
LOCAL: Auditório E do CCHLA

COMPETÊNCIA SIMBÓLICA E SENSO DE HUMOR: EXPLORANDO O INGLÊS NO ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: competência simbólica (CS); princípios para a CS; senso de humor; ensino-aprendizagem de ILE.

Nossa pesquisa surgiu do interesse de alinhar a prática de sala de aula de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) a discussões atuais no âmbito do processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, com vistas à melhoria do processo de ensino-aprendizagem daquela língua. Levando em conta a necessidade de integrar o desenvolvimento da proficiência em Inglês à formação para a cidadania, adotamos uma perspectiva ecológica do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e privilegiamos a promoção da competência simbólica (CS). Tendo que, de acordo com Kramsch (2006), a CS diz respeito a como os estudantes devem posicionar-se e a sua habilidade para produzir e trocar bens simbólicos no mundo complexo e globalizado atual, então, promover a CS por meio do ensino-aprendizagem de línguas apresenta-se como uma alternativa coerente, ao passo que os estudantes podem beneficiar-se dos significados contextuais da língua. A CS apenas pode ser desenvolvida se, além de estruturas e seus significados, os estudantes tiverem a oportunidade de compreender o jogo de poder presente em interações reais, o que é indispensável para entender a cultura das comunidades, e de recategorizar esse jogo de forma a alcançar resultados positivos e ainda preservar a própria imagem. Com base na compreensão de algumas noções discursivas, propomos quatro princípios que podem servir como entradas para promover a CS: i- dessincronização, ou a habilidade de lidar com os vários estratos históricos do discurso; ii- indexação, isto é, a habilidade de produzir significado de forma indireta; iii- reframing, ou a habilidade de sair de determinado frame, que é um modelo situacional baseado na experiência, de modo a perceber algo de forma diferente; iv- discursividade literária, isto é, aspectos que auxiliam no estabelecimento de realidades simbólicas em textos literários, mas que podem auxiliar na manipulação de formas linguísticas, ainda que de textos não literários, de modo a influenciar a percepção dos coenunciadores. Por percebermos que o senso de humor compartilha de alguns desses mesmos princípios, encorajamo-nos a trabalhar com textos humorísticos como base para a elaboração de atividades de ensino-aprendizagem. Tendo isso em mente, nosso problema de pesquisa é: como promover a CS no ensino-aprendizagem de ILE por meio de atividades elaboradas a partir de textos humorísticos? Daí temos que nosso objetivo geral é explorar textos humorísticos com vistas à elaboração de atividades de ensino-aprendizagem que promovam a CS. Nossos objetivos específicos são: i- selecionar 03 textos humorísticos e analisá-los enfocando os princípios para promoção da CS; ii- elaborar 03 conjuntos de atividades, um com base em cada texto selecionado; iii- aplicar esses conjuntos de atividades a 02 grupos de alunos; iv- selecionar e analisar os resultados de algumas das atividades aplicadas; v- interpretar os resultados selecionados. Adotamos nesta pesquisa aplicada e participativa a metodologia da pesquisa-ação e uma abordagem qualitativa para tratar os dados. Nosso contexto de aplicação foi o do Ensino Médio em um Instituto Federal. Por aporte teórico principal temos algumas discussões sobre competência simbólica (KRAMSCH, 2006, 2008, 2009, 2011), humor (ATTARDO, 2000; RASKIN, 1979; POSSENTI, 2010) e noções sobre sincronia discursiva (BLOMMAERT, 2005), indexicalidade (OCHS, 1996; JOHNSTONE, 2008) frames (FILLMORE, 1982; LAKOFF, 2010) e discurso literário (MAINGUENEAU, 2006).

Presidente - 2194174 - ANA GRACA CANAN
Interno - 1720830 - MARCELO DA SILVA AMORIM