Banca de QUALIFICAÇÃO: JOIL ANTONIO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOIL ANTONIO DA SILVA
DATA : 30/11/2016
LOCAL: SALA DA CHEFIA DO DEPARTAMENTO DE LETRAS

O PROCESSO DISCURSIVO E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS OBJETOS DE ENSINO PARA A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Ensino de Língua Portuguesa; objetos de ensino; processos discursivos; planos de ensino.

O objetivo geral, deste trabalho, é analisar os discursos, em planos de ensino, que constroem novos objetos de ensino para a disciplina de Língua Portuguesa atualmente e a forma como esses objetos atravessam os discursos da crise na escola. Para nortear nosso objetivo, buscamos responder as seguintes perguntas de pesquisa: como se desenvolve discursivamente a construção de novos objetos de ensino nos planos de ensino de Língua Portuguesa atualmente? A constituição de novos objetos de ensino contribui para a superação da crise na escola?  O corpus de pesquisa é composto por planos de ensino de Língua Portuguesa de três escolas públicas situadas no município de Pontes e Lacerda – MT. Tomamos para análise dois planos de ensino de cada escola. Definimos como objetivos específicos: 1) identificar o processo discursivo da construção das noções de novos objetos de ensino para a disciplina de Língua Portuguesa; 2) apreender os discursos que se materializam nos planos de ensino sobre objetos de ensino considerados ultrapassados; 3) relacionar os discursos dos planos de ensino sobre objetos de ensino a outros discursos como obras de referência da área, documentos oficiais, PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais e OC (Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso). Para a consecução do objetivo geral e dos específicos, procederemos à descrição de aspectos discursivos relevantes da construção de objetos de ensino para Língua Portuguesa nos planos de ensino analisados, como as filiações teóricas; nomeação e definição dos objetos. Fundamentamos teoricamente este trabalho nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Francesa (AD), fundada nos trabalhos de Michel Pêcheux. As categorias de análise são as noções de interdiscurso, memória discursiva, formação discursiva e condições de produção.

Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Interno - 337223 - JOAO GOMES DA SILVA NETO
Externo à Instituição - MARINALVA VIEIRA BARBOSA - UFTM
Notícia cadastrada em: 17/11/2016 16:46