Banca de QUALIFICAÇÃO: KAREN CHRISTINA PINHEIRO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KAREN CHRISTINA PINHEIRO DOS SANTOS
DATA : 21/10/2016
LOCAL: Auditório D

ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS COMO DISPOSITIVOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PRÁTICAS MULTILETRADAS MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS MÓVEIS

Arquiteturas Pedagógicas. Multiletramentos. Práticas Curriculares Abertas. FormAção de professores.

Esta pesquisa analisa as arquiteturas pedagógicas como dispositivos de FormAção de práticas multiletradas de professores que participaram do curso de "FormAção Continuada de Professores do Projeto Um Computador por Aluno/UCA", realizado na Escola Municipal Prof. Herly Parente, Natal-RN. Seu objeto de estudo consiste em observar o desenvolvimento de arquiteturas pedagógicas voltadas para o planejamento de professores que utilizam o laptop na sala de aula. O conceito de Arquiteturas Pedagógicas, conforme proposto por Carvalho, Nevado e Menezes (2005), é compreendido como estruturas de aprendizagem que se realizam na confluência de abordagens pedagógicas e tecnológicas. Será discutido na perspectiva da formAção de professores, a qual pressupõem pesquisa, registro e sistematização de práticas pedagógicas de professores que planejam, criam estratégias, utilizam tecnologias e avaliam as experiências de aprendizagem de seus alunos sob o ponto de vista da Pedagogia da Incerteza. Propomos como elemento estruturante dessas arquiteturas, o design de construção de sentidos apresentado pela Pedagogia dos Multiletramentos (COPE & KALANTZIS, 2000) que estrutura os diferentes modos de significar a linguagem mediada pelas tecnologias digitais.  Tomamos como referencial teórico o conceito de arquiteturas pedagógicas (CARVALHO; NEVADO; MENEZES, 2005), as contribuições dos Novos Estudos de Letramento (GEE 1991; STREET, 1995), os estudos sobre estrutura e agência (ARCHER, 2011), os conceitos de mediador agentivo (OLIVEIRA, 2010) e comunidades de prática (WENGER, 1998).  O estudo tem como abordagem metodológica a pesquisa-formAção, proposta por  Josso (2009), que se alinha à perspectiva de pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, adotando como procedimentos de geração dos dados, os instrumentos: observação participante, análise de documentos, questionários e entrevistas.  A pesquisa tem como contexto  a Escola Municipal Prof. Herly Parente, Natal-RN, uma escola de Ensino Fundamental I que foi contemplada com a distribuição de laptops do Projeto UCA e formAção de seus professores. Tem como colaboradores 16 professores que participaram da formAção do Projeto UCA, fornecendo relatos e produções de suas práticas desenvolvidas na sala, utilizando tecnologias, os quais constituíram o corpus da pesquisa.  Nossas premissas em torno dos construtos ‘Arquiteturas Pedagógicas’ e ‘Pedagogia dos Multiletramentos’, buscaram, na formAção de professores, a conciliação entre práticas abertas e as já consolidadas e disciplinadas na escola (OLIVEIRA, 2010b).  As análises evidenciam que os desafios vivenciados pelos professores em suas práticas, ao desenvolverem arquiteturas pedagógicas utilizando o laptop, possibilitaram não somente a criação de estratégias de atividades voltadas para possibilitarem práticas curriculares abertas em contexto de ensino tradicional como também ampliaram os repertórios de práticas multiletradas desses professores, impactando a sua formAção.

Presidente - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Interno - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Externo ao Programa - 1544780 - JOAO TADEU WECK
Externo à Instituição - MARIE JANE SOARES CARVALHO - UFRGS