Banca de DEFESA: ROGÉRIO DO ESPIRITO SANTO LEÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROGÉRIO DO ESPIRITO SANTO LEÃO
DATA: 10/12/2015
HORA: 14:00
LOCAL: setor 2, bloco A, sala 3
TÍTULO:

PROPAGANDA DE GUERRA: ASPECTOS DISCURSIVOS

 


PALAVRAS-CHAVES:

propaganda; Segunda Guerra Mundial; ideologia ethos.


PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

Este ano, comemoram-se os 70 anos do final da Segunda Guerra Mundial e, buscando relembrar um pouco do que este acontecimento representou para a história da humanidade, este trabalho aborda, numa perspectiva interdisciplinar, um dos aspectos mais significativos dos esforços desprendidos durante esse período: a propaganda de guerra. Reconhecendo a propaganda como uma das mais importantes ferramentas de alavanca, manutenção e controle dos conflitos que marcaram a Segunda Guerra Mundial, este trabalho tem por objetivo analisar aspectos discursivos da propaganda política de guerra, trazendo-a para o âmbito da Análise do Discurso e utilizando referenciais como Michel Foucault, Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau e Stewart Hall. Dentro dos possíveis suportes publicitários cabíveis à constituição do corpus de análise deste trabalho, foi no pôster de guerra onde encontramos a possibilidade de explorar as categorias de análise predefinidas para esta pesquisa. Através de uma abordagem documental, explorando aspectos pertinentes à área da análise do discurso, elucidar-se-ão questões como: é possível que a propaganda de guerra, por meio de um suporte tão simples quanto o pôster, atinja seu objetivo quanto à manipulação dos valores ideológicos, morais e sociais de uma população? Como se dá esse processo de manipulação ideológica dos indivíduos direta e indiretamente afetados no contexto da guerra? O gênero discursivo pôster de guerra seria, ainda nos dias de hoje, uma tecnologia de publicidade suficientemente persuasiva? Analisando os mecanismos de comunicação dos pôsteres de guerra, especificamente os produzidos pelos Estados Unidos da América e Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, observar-se-á o potencial dessa ferramenta, em sua função de envolver a opinião pública no contexto da guerra em busca de seus objetivos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1476540 - CELLINA RODRIGUES MUNIZ
Externo ao Programa - 3943432 - JOSENILDO SOARES BEZERRA
Externo à Instituição - SÍRIO POSSENTI - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 09/12/2015 16:25
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