Banca de QUALIFICAÇÃO: MAISA MEDEIROS PACHECO DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAISA MEDEIROS PACHECO DE ANDRADE
DATA: 07/08/2015
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório "A" do CCHLA
TÍTULO:

POESIA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA: O PASSADO E A RECONSTRUÇÃO DO PRESENTE: UM ESTUDO DA LEMBRANÇA NA POÉTICA DE LUÍS QUINTAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Poesia; memória; trauma; estilo; Luís Quintais.


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Comparada
RESUMO:

Autor de uma poesia refinada e altamente reflexiva, o poeta Luís Quintais é hoje um dos nomes de maior destaque no cenário poético contemporâneo. Sua poesia possui uma natureza transdisciplinar, dialogando com diversos campos do saber. Além de poeta, Quintais também é antropólogo, desenvolvendo estudos nesta área, na Universidade de Coimbra. Suas pesquisas antropológicas envolvem, principalmente, as questões da memória, do trauma e da guerra. O presente estudo pretende, portanto, tecer reflexões acerca da relação que a memória, em especial a memória traumática, estabelece com o processo criativo desse autor, perquirindo-se, outrossim, de que maneira o seu percurso como antropólogo, influencia na produção do sentido de sua poesia. Vislumbra-se analisar também no trabalho em questão qual o papel da linguagem na reconstrução do presente e no dizer o mundo, assim como de que maneira a memória participa na construção do estilo quintasiano de escrita. Foram adotados como corpus para a pesquisa pretendida os livros de poemas Angst (2002) e Mais espesso que a água (2008). A título de aporte teórico, recorreu-se, principalmente, as leituras de: Halbwachs, Ricouer e Bosi, no que se refere ao conceito de memória; Seligmann-Silva, Gagnebin e Ginzburg, ao ser abordada a questão da memória e do trauma; Blanchot, Foucault e Nancy para tratar da linguagem poética; além de Derrida, Deleuze e Peres ao ser analisado o estilo do autor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1515458 - MARTA APARECIDA GARCIA GONCALVES
Interno - 1299003 - DERIVALDO DOS SANTOS
Interno - 270.058.107-59 - ILZA MATIAS DE SOUSA - UFRN
Notícia cadastrada em: 21/07/2015 08:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao