Banca de DEFESA: GIBSON NASCIMENTO DE AZEVEDO

DISCENTE: GIBSON NASCIMENTO DE AZEVEDO
DATA: 04/02/2015
LOCAL: Auditório B CCHLA

O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA E AS CONCEPÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA: UM ESTUDO COM CRIANÇAS DO PROJETO ACERTA NA REDE PÚBLICA DE NATAL - RN

Aprendizagem da leitura; Competência leitora; Provinha Brasil.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Aprender a ler pode ser considerado o maior passo no desenvolvimento cognitivo de uma criança, tendo em vista que o aprendizado desta habilidade não é natural como aprender a andar e a falar. Sob o ponto de vista neurobiológico, a leitura corresponde a um processo de complexas adaptações do sistema nervoso que necessita de estímulo e orientação externa. O ambiente e o estímulo ambiental são responsáveis pelo desenvolvimento do cérebro, que permite desenvolver diversas habilidades e adquirir conhecimento. (AMARO JR., CASELLA, COSTA, 2011; DEHAENE, 2009; OLIVEIRA, 2010; 2011; SCLIAR-CABRAL, 2009). Buscamos com este estudo investigar o desenvolvimento da competência leitora em alunos do segundo ano do ensino fundamental da rede pública da cidade de Natal – RN e levantar informações a partir da Provinha Brasil, de dados gerados a partir de entrevistas com coordenadores pedagógicos e análise do livro didático utilizado nas aulas. Com base neste objetivo principal, procuramos responder às seguintes perguntas de pesquisa: (a) Qual competência leitora o método de alfabetização das escolas pretende desenvolver nos alunos?; (b) Qual é a competência leitora desenvolvida a partir dos critérios de medição estabelecidos pela Provinha Brasil?; (c) Qual a relação entre o resultado da Provinha Brasil e a competência leitora desenvolvida com o método de alfabetização por meio do livro didático? Seguindo a metodologia de pesquisa quali-quantitativa (DÖRNEY, 2007), as Provinhas Brasil dos alunos do segundo ano do ensino fundamental de cinco escolas pertencentes ao Projeto ACERTA - Avaliação de Crianças em Risco de Transtornos de Aprendizagem (CAPES/OBEDUC)- foram analisadas e comparadas às percepções dos representantes das escolas sobre o ensino/aprendizagem da leitura e com o livro didático adotado. Os resultados indicam que a competência desenvolvida pelos alunos na alfabetização parece ir de encontro ao que é proposto pela escola. Contudo, os resultados também apontam para uma possível adaptação no método adotado pela escola, por parte dos professores alfabetizadores, o que pode explicar o desempenho dos alunos na Provinha Brasil. Pretendemos assim, contribuir com desenvolvimento da alfabetização a partir de dois vieses: ampliando o escopo teórico, no sentido de gerar maior inteligibilidade acerca das bases neurais da aprendizagem da leitura; e propondo uma nova possibilidade metodológica, utilizando os resultados da Provinha Brasil como instrumento de diagnóstico da habilidade de leitura e de possíveis transtornos de aprendizagem que acompanham este processo.

Presidente - 1555334 - ORLANDO VIAN JUNIOR
Externo ao Programa - 1529226 - ANGELA MARIA CHUVAS NASCHOLD
Externo à Instituição - AUGUSTO BUCHWEITZ - PUC - RS
Notícia cadastrada em: 03/02/2015 09:31