Banca de DEFESA: LORENA AZEVEDO DE SOUSA

DISCENTE: LORENA AZEVEDO DE SOUSA
DATA: 17/02/2014
LOCAL: Setor II Bloco i Sala 16

A ferramenta VoiceThread em uma abordagem híbrida: o desenvolvimento da produção oral e da habilidade de noticing na aprendizagem de inglês como L2

produção oral, VoiceThread, noticing.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

O VoiceThread é uma ferramenta da web 2.0, colaborativa e assíncrona, que permite a criação de apresentações orais com auxílio de imagens, documentos, textos e voz, possibilitando que grupos de pessoas naveguem e contribuam com comentários de várias maneiras: utilizando a voz (com microfone ou telefone), texto e arquivo de áudio ou vídeo (webcam) (BOTTENTUIT JUNIOR, LISBÔA E COUTINHO, 2009). A experiência híbrida com o VoiceThread permite que o aprendiz planeje sua fala antes de gravá-la, sem a pressão geralmente existente em sala de aula. Além disso, as apresentações podem ser gravadas e regravadas várias vezes, possibilitando que ele se ouça, perceba as lacunas em sua produção oral (noticing) e a edite inúmeras vezes antes de publicá-la online. Nesta perspectiva, a produção oral é vista como um processo de aquisição de L2, e não apenas como prática do conhecimento já existente, por estimular o aprendiz a processar a língua sintaticamente (SWAIN, 1985; 1995). Neste contexto, o presente estudo visa verificar se existe uma relação entre as medidas de produção oral dos aprendizes - mais especificamente a acurácia gramatical e a nota global - e sua habilidade de noticing, de que forma a prática sistemática com a ferramenta VoiceThread, em uma abordagem híbrida, impacta o desenvolvimento oral global dos aprendizes, sua produção oral em termos de fluência (número de palavras por minuto), acurácia (quantidade de erros gramaticais a cada 100 palavras) e complexidade (número de orações subordinadas por minuto), e a sua habilidade de noticing (SCHMIDT, 1990; 1995; 2001), ou seja, a capacidade de o aprendiz perceber as lacunas existentes na sua produção oral. A fim de responder a essas questões, 49 aprendizes de inglês como L2 participaram da pesquisa, divididos em grupo experimental (25 alunos) e grupo controle (24 alunos). O grupo experimental foi exposto a uma experiência híbrida com o VT durante dois meses e, por meio de um pré e um pós-teste, verificamos se essa prática sistemática influenciaria positivamente a produção oral e a habilidade de noticing destes participantes. Esses resultados foram comparados aos escores do pré e do pós-teste de um grupo controle, que não foi exposto ao VT. Por fim, as impressões dos aprendizes a respeito da experiência com a ferramenta foram analisadas por meio de questionários aplicados após o pós-teste. Os resultados apontam que há uma correlação estatisticamente significativa entre as medidas de produção oral dos aprendizes (acurácia gramatical e a nota global) e sua habilidade de noticing. Além disso, verificou-se que há um impacto positivo da ferramenta VoiceThread sobre as variáveis da produção oral dos aprendizes e sua habilidade de noticing. Por fim, a parte qualitativa desse estudo revela uma reação positiva dos aprendizes em relação à experiência híbrida com esta ferramenta.

Presidente - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER
Interno - 1675404 - PAULO HENRIQUE DUQUE
Externo à Instituição - JOARA MARTIN BERGSLEITHNER - UnB
Notícia cadastrada em: 14/02/2014 10:28