Banca de DEFESA: JULIANA TEIXEIRA DA CAMARA REIS

DISCENTE: JULIANA TEIXEIRA DA CAMARA REIS
DATA: 28/06/2013
LOCAL: Auditório de Psicologia

Prospecção e Formação no domínio das competências e habilidades em Tecnologia da Informação: o caso do Projeto Metrópole Digital em Natal/RN

Tecnologia da Informação. Competências. Habilidades. Formação Profissional.

ÁREA: Psicologia

Esse estudo volta-se para as competências e habilidades cognitivas para a formação em Tecnologias da Informação (TI), estas remetem à resolução de problemas, tomadas de decisões e se caracterizam por uma inteligência prática, que se configura na capacidade de mobilizar instrumentalmente conhecimentos escolares e extraescolares para a resolução de problemas. Teve como objetivo geral contribuir para o aperfeiçoamento do instrumento de seleção, composto por cinco matrizes de competências, e desenvolvimento da compreensão das mesmas envolvidas na formação em TI, por meio da análise do instrumento de seleção proposto e usado para o primeiro processo seletivo do projeto Metrópole Digital (MD) e sua relação com o curso formação em TI (com formação básica e ênfases em programação Web e Eletrônica). Acredita-se que uma vez identificada essas habilidades e competências no instrumento de seleção, é possível que o aluno seja capaz de desenvolver as competências necessárias em TI no contexto de formação. Foram realizadas análises quantitativas dos desempenhos dos alunos na seleção e durante o curso de formação. Ao considerar desempenho final (média aritmética) do curso como um todo com as cinco matrizes e com QTot (escore global no instrumento de seleção), o instrumento apresentou–se como um preditor significativamente moderado de bom desempenho no curso em ambas as ênfases. Com o intuito de aprofundar a compreensão desses resultados foram realizadas análises de Cluster e de Regressão. A primeira análise permitiu encontrar dois grupos, os desempenhos dos alunos concentraram-se em médio e inferior, a análise de regressão evidenciou associação entre as variáveis de critério (Média do desempenho no módulo básico, avançado em Web e avançado em Eletrônica) e explicativas (Qtot e as 5 matrizes). No módulo básico, os coeficientes de regressão padronizados indicam que a Matriz 1 e a Matriz 3 são mais fortes. Todavia todas são positivas e significativamente relacionadas. Nas ênfases em Web e Eletrônica, evidenciou que a única matriz que não se mostrou forte em termos de influência preditiva sobre as disciplinas e médias do curso foi a matriz 2.Foi verificado associação entre o escore QTot e aquele do curso, seja em termos globais, seja por média aritmética por disciplinas.Essas análises, levantaram discussões das competências e habilidades para lidar com as TIs, além de fomentar a discussão acerca da formação com ênfase em competências e habilidades, conhecimentos declarativos e de formação técnica.

Externo à Instituição - ANA KARINA MOUTINHO LIMA - UFPE
Externo ao Programa - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES