Banca de DEFESA: ANDRESSA MOREIRA HAZBOUN

DISCENTE: ANDRESSA MOREIRA HAZBOUN
DATA: 31/08/2012
LOCAL: auditorio de psicologia

CRITÉRIOS UTILIZADOS POR PSICÓLOGOS BRASILEIROS EM PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

avaliação psicológica, levantamento, exercício profissional, atuação do psicólogo, formação.

ÁREA: Psicologia

A Avaliação Psicológica (AP) é de suma importância para o desenvolvimento e imagem social da profissão. A despeito do contexto em que esteja inserida, baseia-se em critérios amparados na habilidade teórica, técnica e tácita do profissional. Essa pesquisa objetiva caracterizar aspectos do perfil e da atuação desses profissionais em diferentes contextos e regiões do país; identificar e caracterizar os critérios empregados pelos psicólogos brasileiros na escolha/uso de instrumentos; e verificar se há similitude metodológica entre os profissionais. Para tanto, realizou-se um survey online com 932 psicólogos. Os principais resultados indicaram um perfil consoante com levantamentos sobre a categoria profissional que revelam: elevado número de mulheres, jovens, egressos de faculdades particulares, com pouco tempo de experiência, atuando poucas horas semanais e em mais de um contexto. Evidenciam-se tendências recentes de diminuição da predominância do Sudeste e da área clínica. Preocupam a pequena variedade de critérios elencados no uso de instrumentos e as evidências de confusão conceitual entre AP e testagem psicológica. E, identificam-se necessidades de: investimento em processos de AP e instrumentos voltados a necessidades sociais e a contextos além do clínico; qualificação da formação graduada e continuada do profissional; e estabelecimento de diretrizes/guias que promovam as melhores práticas em AP.

Presidente - 1323908 - JOAO CARLOS ALCHIERI
Externo à Instituição - JOSÉ HUMBERTO DA SILVA FILHO - UFAM