Banca de QUALIFICAÇÃO: JOYCE PEREIRA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOYCE PEREIRA DA COSTA
DATA: 06/08/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Auditorio de Psicologia
TÍTULO:

A PRESENÇA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS DO RIO GRANDE DO NORTE


PALAVRAS-CHAVES:

produção científica em Psicologia, análise de referências; ensino em Psicologia; planos de ensino.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

A produção científica em Psicologia exibe um quadro de crescimento nos últimos anos, refletindo o próprio crescimento da ciência brasileira que é incentivado, em grande medida, por políticas governamentais.Considerando-se que a pesquisa brasileira acontece, majoritariamente, no âmbito dos programas de pós-graduação(PPG), e que, tais programas assumem como um de seus compromissos contribuir com conhecimentos cada vez mais atualizados e contextualizados(Cury, 2004; Marafon, 2001), questiona-se: qual o alcance da produção científica nacional em Psicologia nos cursos de graduação da área? Por muito tempo, o uso predominante de referências estrangeiras, descontextualizadas da realidade nacional, foi alvo de críticas quanto ao ensino graduado em Psicologia. Atualmente, parece haver uma tendência para mudança nesse cenário, com crescente utilização de bibliografia nacional e maior criticidade no uso de estudos internacionais (Ferreira Neto, 2010; Hutz, Gomes & McCarthy, 2006).A presente pesquisa objetiva analisar a presença da produção científica nacional em Psicologia na formação graduada de psicólogos no Rio Grande do Norte. Para tanto, o estudo sobre a bibliografia prevista nos cursos de graduação configura-se como importante via, uma vez que se trata de um dos principais recursos que subsidiam o processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, propõe-se um estudo documental, que terá como alvo as referências bibliográficas contidas em planos de ensino de quatro cursos de Psicologia do estado. O material buscado será restrito às disciplinas ministradas em 2011,ligadas ao núcleo comum dos cursos. Como objetivos específicos, pretende-se identificar e caracterizara bibliografia mencionada nos planos de ensino; verificar a presença da produção local/nacional na formação;verificar quais são as referências e os autores mais citados, identificar diferenças e semelhanças entre os cursos quanto ao material citado nos planos de ensino.Para análise desse material, serão considerados os seguintes aspectos:título da obra, autoria (autor, pertencimento do autor a algum programa de pós-graduação [PPG], área do PPG do autor, subárea da Psicologia a qual pertence o programa), ano, nacionalidade, origem institucional, distribuição regional (no caso das produções nacionais), idioma, tipo de material (livro ou capítulo de livro, artigo, dissertação, tese e outros materiais), área do conhecimento e disponibilidade do material em bases de dados on-line. Além destas, outras informações contextuais serão coligidas, a saber: instituição de ensino do plano de ensino; disciplina a qual pertence o plano de ensino; eixo estruturante das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) ao qual a disciplina se relaciona; categoria da referência (básica ou complementar);total de disciplinas em que a referência é mencionada e total de cursos nos quais a referência aparece. Essas informações serão organizadas em banco de dados eletrônico,e serão submetidas a análise quantitativa (estatística descritiva). Por seu turno, o plano de análise divide-se em dois blocos: 1) análise por curso,com vistas a captar a influência de possíveis especificidades referentes a cada instituição; 2) análise por eixo estruturante, a fim de possibilitar a construção de um quadro geral das publicações previstas para subsidiar a formação de psicólogos no estado.Além da caracterização geral dos documentos, em cada um dos blocos descritos serão feitos alguns recortes de análise, sendo eles: por origem do material (nacional e estrangeira); por produção e autores mais citados e por tipo de referência no plano de ensino (básica ou complementar).Até o presente momento, as coordenações dos quatro cursos foram contatadas, obtendo-se 56,2% dos documentos almejados. A pesquisa encontra-se em fase de organização dos dados e escrita dos capítulos teóricos. O escopo da pesquisa abrange 194 planos de ensino correspondentes ao total de disciplinas que compõem o Núcleo Comum dos quatro cursos analisados. Um curso apresentou 324 referências;se mantida essa tendência, estima-se que a análise envolva informações de 1000 publicações – número que pode ser menor considerando-se a possibilidade de repetição entre os cursos. Ainda tomando por base as 324 referências, os dados preliminares indicam que há indicação de forte predominância de publicações em formato de livros (99%), algo esperado tendo em vista as recomendações do Ministério da Educação a favor desse tipo de produção. Aproximadamente 70% da produção é de origem brasileira; a maioria dos seus autores são provenientes do eixo sul-sudeste e pertencem a Programas de Pós-graduação (60%); destes, 39,6% estão na área da Psicologia.Por fim, espera-se que os resultados desta investigação permitam traçar um quadro geral sobre o que tem sido recomendado para a formação dos psicólogos no Rio Grande do Norte, contribuindo para a reflexão e a tomada de decisões relativas ao ensino na área.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARIO SERGIO VASCONCELOS - UNESP
Externo à Instituição - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMÃO - UFPB
Notícia cadastrada em: 02/08/2012 16:00
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