Banca de DEFESA: MAIHANA MAIRA CRUZ DANTAS

DISCENTE: MAIHANA MAIRA CRUZ DANTAS
DATA: 30/04/2012
LOCAL: LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA

Mães de neonatos pré-termo hospitalizados: avaliação do apoio social e da sintomatologia ansiogênica.

mãe; prematuro; ansiedade; apoio social.

ÁREA: Psicologia

O apoio social é um aspecto relevante durante toda a vida, em especial nos períodos de crise.  Como momento de crise, destaca-se o parto prematuro, seguido da hospitalização do neonato.  Este tipo de nascimento está associado a índices elevados de sintomas de ansiedade, representando riscos à saúde psíquica materna e à relação mãe-bebê. Mediante o exposto, esta pesquisa tem como objetivo investigar se existe relação entre o apoio social percebido e a expressão de sintomas de ansiedade em mães de recém-nascidos prematuros hospitalizados. Trata-se de um estudo correlacional de corte transversal, realizado durante o período de abril a outubro de 2011, sendo adotado o tipo amostra por conveniência. Esta foi constituída por setenta mães acompanhantes de recém-nascidos pré-termo hospitalizados e setenta mães de bebês a-termo. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Ansiedade Traço-Estado e a Escala de Apoio Social. Os resultados demonstraram haver relação negativa de intensidade fraca entre a Ansiedade-Estado e o apoio emocional, bem como relação negativa de intensidade fraca a moderada entre a Ansiedade-Traço, o apoio social e suas dimensões: (apoio material, emocional, de informação, interação social positiva e afetivo). Estes sugerem que quanto melhor a percepção de apoio, menos intensa é a sintomatologia ansiogênica, sendo o inverso também verdadeiro. Destaca-se, portanto, a relevância do apoio social no referido contexto, bem como a importância dos profissionais de saúde não enfatizarem apenas a saúde física do neonato, mas também os aspectos psicossociais que perpassam o nascimento prematuro seguido de hospitalização.

Externo à Instituição - DIVANISE SURUAGY CORREIA - UFAL
Presidente - 347027 - EULALIA MARIA CHAVES MAIA