Banca de QUALIFICAÇÃO: HELLEN CHRYSTIANNE LUCIO BARROS

DISCENTE: HELLEN CHRYSTIANNE LUCIO BARROS

DATA: 20/08/2010

LOCAL: Auditorio de Filosofia

Mudanças climáticas globais e a consciência ecológica de adolescentes natalenses

mudanças climáticas globais; adolescentes; predisposições; consciência ecológica; dimensão temporal; dimensão espacial.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Psicologia

Nos últimos anos, muito tem se falado a respeito de problemas ambientais, e um exemplo disto, é o aumento da atenção dada pela mídia para tais problemas. Uma questão ambiental que vêm sendo amplamente divulgada e discutida é a das mudanças climáticas globais (MCGs), fenômeno popularmente conhecido como aquecimento global. As evidências científicas sobre a existência e agravamento de tal fenômeno são cada vez mais conhecidas, evidenciando a influência das ações humanas para sua drástica intensificação. Diante disto, estudos de aspectos psicológicos que visem compreender as relações do homem com o meio ambiente ganham maior relevância, ao investigar o compromisso e comportamentos pró-ambientais. Esta pesquisa tem como objetivo investigar as predisposições psicológicas de adolescentes relativas às MCGs, e as possíveis relações entre estas e a consciência ecológica daqueles. Predisposições psicológicas incluem conhecimento, idéias e percepções que os adolescentes possuem a respeito do tema. E, a consciência ecológica inclui a consideração ou não por parte desses adolescentes de conseqüências futuras, suas disposições para o comportamento pró-ambiental, as visões que possuem a respeito da natureza, bem como a adoção de atitudes de ambientalismo ecocêntrico ou antropocêntrico. Estudos psicológicos sobre as MCGs devem considerar a dimensão temporal de futuro, já que as conseqüências desse problema ocorrem bem depois da ocorrência de suas causas, e as dimensões espaciais, de como as pessoas percebem suas localidades e o mundo, afinal este é um problema com conseqüências globais, e não apenas locais. Os adolescentes foram escolhidos como participantes da pesquisa por já possuírem um nível de desenvolvimento cognitivo que permite o pensamento abstrato, hipotético e projeções para o futuro, características importantes para se conceber e discutir um problema abstrato como as mudanças climáticas. Para alcançar os objetivos da pesquisa os dados estão sendo coletados em duas fases. A primeira corresponde à aplicação de um questionário dividido em dois cadernos. A elaboração final deste questionário, e de seus dois cadernos, foi feita depois da realização de um estudo-piloto, a fim de proporcionar melhor adequação deste à população participante. Assim, o primeiro caderno abarca questões referentes aos dados sócio-demográficos, abarca uma questão aberta referente às práticas de cuidado ambiental e uma questão aberta para investigação das predisposições psicológicas dos adolescentes sobre o aquecimento global. O segundo caderno é composto pelos seguintes instrumentos: a Escala de Ambientalismos Ecocêntrico e Antropocêntrico; Escala de Consideração de Conseqüências Futuras e Escala de Visão de Natureza. A segunda fase da pesquisa corresponde a entrevistas (talvez, grupos focais) com adolescentes selecionados a partir dos resultados da primeira fase, a fim de obter melhor compreensão das predisposições diante das MCGs e a relação destas com a consciência ecológica. A primeira fase já foi concluída, com a coleta de dados tendo ocorrido em 5 escolas de dois bairros da cidade de Natal. As séries participantes foram escolhidas por meio do estudo-piloto, e são o 9º ano do ensino fundamental, e as 1ª e 2ª séries do ensino médio. No bairro do Alecrim, participaram da pesquisa 2 escolas públicas, pois uma era de nível médio e a outra de nível fundamental, e apenas 1 escola particular de ambos os níveis. No bairro de Mirassol, participaram 1 escola particular, contemplando os níveis fundamental e médio, e 1 pública, contendo também estes dois níveis. Desta forma, tomaram parte da pesquisa 349 adolescentes, correspondendo a 12 turmas participantes, uma referente a cada série. Os dados das questões abertas do primeiro caderno já foram inseridos em banco de dados no programa Microsoft Office Word, bem como foram estabelecidas as primeiras categorizações destas respostas. As demais respostas serão inseridas em planilha eletrônica do programa estatístico SPSS for Windows, em um banco de dados que está em construção e serão, posteriormente, analisadas.

Externo à Instituição - ANNA CAROLINA LOBIANCO - UFRJ
Externo à Instituição - GARDENIA ABBAD DA SILVA - UnB
Presidente - 347107 - JOSE DE QUEIROZ PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 20/10/2010 15:47