Banca de DEFESA: ROSIRES MAGALI BEZERRA DE BARROS

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ROSIRES MAGALI BEZERRA DE BARROS

DATA: 31/08/2010

HORA: 09:00

LOCAL: LAB DE PSICOLOGIA

TÍTULO:

Título: A eliminação do mosquito do dengue em ambientes residenciais: uma
questão de cuidado ambiental?



PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Comportamento pró-ambiental; cuidado ambiental; ambientes residenciais; dengue.


PÁGINAS: 129

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Psicologia

RESUMO:

 O dengue é considerado, atualmente, um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Os estudos realizados apontam o entorno das moradias como locais preferenciais para a proliferação do Aedes aegypti. Os ambientes residenciais são ambientes privilegiados para o desenvolvimento humano e contribuem para a formação da identidade do indivíduo e para o estabelecimento de vínculos afetivos, sociais e culturais. O propósito deste estudo foi investigar possíveis relações entre os indicadores psicológicos de pró-ambientalidade e o estado de conservação dos quintais residenciais. A coleta de dados foi realizada em 147 residências e a estratégia metodológica envolveu a utilização de entrevista, da Escala de Ambientalismo Ecocêntrico e Antropocêntrico, da Escala de Consideração de Consequências Futuras e de um instrumento de avaliação ambiental. Verificou-se que os participantes expressaram como prática de cuidado ambiental a reciclagem do lixo, além de conhecerem a forma de transmissão do dengue.

Esses moradores apresentaram compromisso pró-ecológico motivado, duplamente, por pró-ambientalidades ecocêntrica e antropocêntrica. Na avaliação dos quintais foi verificada que as condições de conservação, em quase metade das moradias, se configuravam como descuido por parte dos moradores e essas condições são propícias para a proliferação do Aedes aegypti. As pró-ambientalidades identificadas não foram associadas ao estado de conservação dos quintais. Os resultados encontrados podem contribuir para a discussão e delineamento de novas ações de controle do mosquito e práticas de educação e informação em saúde junto à população.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Externo à Instituição - JORGE CASTELLÁ SARRIERA - UFRGS
Presidente - 347107 - JOSE DE QUEIROZ PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 10/08/2010 16:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao