Mudanças climáticas globais, estilos de vida sustentáveis e o posicionamento de adolescentes: (re)significando o planeta e o futuro
mudanças climáticas globais; percepção; conhecimento; adolescentes; estilo de vida sustentável
Nos últimos anos, muito tem se falado a respeito de mudanças climáticas globais (MCGs), e as evidências científicas sobre o papel humano envolvido são cada vez mais conhecidas. Assim, estudos de aspectos psicológicos relacionados à temática ganham relevância. Esta tese em andamento objetivou investigar como os adolescentes se posicionam diante das MCGs, e se este posicionamento se associa, e como, a indicadores de estilos de vida sustentáveis (EVS), quais sejam: conectividade com a natureza (CN), orientação de futuro, e a adoção de práticas de cuidado ambiental (CA). Para isso, fez uso de uma abordagem multimetodológica, e foi dividida em três etapas. Na primeira, um questionário foi aplicado a 484 estudantes, do 9º ano do ensino fundamental, e 1ª e 2ª séries do ensino médio, em escolas particulares e públicas, nas cidades de Natal, Arez e São Miguel do Gostoso, no estado do Rio Grande do Norte. A segunda etapa contemplou entrevistas com profissionais que trabalham com esses estudantes nas escolas, e a terceira correspondeu à realização de rodas de conversa com estudantes de algumas das séries participantes da primeira etapa, aprofundando a compreensão sobre o posicionamento diante das MCGs. Os resultados da etapa 01 evidenciaram maior conhecimento sobre causas e consequências do problema, e uma tradução local deste, considerando que 70% dos adolescentes mencionaram perceber consequências locais, principalmente associadas ao aumento de temperatura. Um viés do otimismo espacial também foi constatado: os adolescentes avaliaram que as MCGs são mais graves para o mundo do que para suas cidades. Sobre EVS, identificou-se que 73% dos adolescentes afirmaram praticar ações de CA, o que se associou significativamente com a percepção de consequências das MCGs (gerais e locais), e com a CN. Os resultados das etapas 02 e 03 encontram-se em fase de análise, e espera-se que esses dados sirvam como fomento para medidas de educação ambiental, levando em conta os contextos ecológicos em que os adolescentes se inserem