Banca de QUALIFICAÇÃO: FÁBIO HENRIQUE ALMEIDA DANTAS

DISCENTE : FÁBIO HENRIQUE ALMEIDA DANTAS
DATA : 10/02/2017
LOCAL: Sala do GPME

A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA NO CONTEXTO DA EXPANSÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

ensino superior; formação em Psicologia; democratização; elitismo.

O Ensino superior no Brasil ao longo de sua história carrega uma estrutura revestida da necessidade de atender aos interesses da burguesia e de excluir estudantes oriundos das classes trabalhadoras. Da mesma maneira que o elitismo é um elemento marcante no ensino superior, a Psicologia também foi atravessada e caracterizada como uma formação e profissão elitizada. Para compreender o cenário da formação em Psicologia no atual contexto de expansão e democratização do ensino superior, tem-se a questão: em que dimensão as políticas de expansão e democratização reverberaram nos cursos de graduação em Psicologia, no tocante ao perfil dos alunos? Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo: analisar o cenário da formação graduada em Psicologia no Brasil no contexto da expansão e das políticas de democratização do ensino superior. Para isso foi realizada uma investigação por meio de informações de domínio público sobre o ensino superior localizadas em banco de dados do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), coletando informações em microdados de bancos como o e-MEC, Censo da Educação Superior e ENADE. A seguir esses dados foram trabalhados em três blocos distintos e subdivididos em cinco categorias de análise. Diante disso, foi constatado que a expansão dos cursos de Psicologia é reflexo de um projeto de ensino superior que tem servido à lógica do capital e beneficia prioritariamente a multiplicação das instituições privadas em detrimento das públicas. Os cursos de Psicologia se distribuem geograficamente de forma heterogênea nas regiões brasileiras. E ainda, pode-se dizer que o perfil dos estudantes de Psicologia tem demonstrado mudanças no que diz respeito a cor da pele e condições socioeconômicas. Além de constatar o crescimento do número de estudantes que ingressam no ensino superior através de bolsas e financiamentos.

Externo à Instituição - OSTERNE NONATO MAIA FILHO - UECE
Presidente - 567.442.008-44 - OSWALDO HAJIME YAMAMOTO - UFRN
Externo ao Programa - 1196207 - RAQUEL FARIAS DINIZ
Notícia cadastrada em: 06/02/2017 10:07