Banca de DEFESA: ARTEMIS PAIVA DE PAULA



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ARTEMIS PAIVA DE PAULA
DATA: 27/05/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Sala do GEPET
TÍTULO:

ONTOGÊNESE DA MEMÓRIA AUTOBIOGRÁFICA EM CRIANÇAS DOS 4 AOS 6 ANOS


RESUMO:

O construto memória autobiográfica – MA faz referência à competência mnemônica que permite ao sujeito formar memórias pessoais sobre sua vida e revivê-las através de viagem mental no tempo. Assim, o sujeito pode criar uma representação de si mesmo e de sua vida. A ontogenia da MA pode ser compreendida a partir da construção dialética entre processos maturacionais da infância e o contexto histórico e cultural. No entanto, identifica-se na literatura divergências e lacunas a serem respondidas acerca de como ocorre tal interação. As diferentes teorias convergem na opinião de que existem habilidades precursoras ou importantes para o seu desenvolvimento, tais como linguagem, teoria da mente, funções executivas e memórias declarativas básicas. Todavia, os teóricos atribuem diferente relevância a estas habilidades no que se refere à emergência da MA. Isso posto, o presente trabalho buscou ampliar a compreensão do processo desenvolvimental da MA, associado aos das habilidades precursoras supracitadas. A amostra foi composta por crianças de quatro a seis anos, tendo em vista que o desenvolvimento deste sistema de memória está fortemente associado ao fim da amnésia infantil, que se dá neste período. A MA foi analisada através da técnica encenando eventos e da adaptação da Entrevista Autobiográfica Infantil – EAI, enquanto as demais habilidades foram avaliadas através dos respectivos instrumentos: linguagem (análise dos componentes da linguagem), funções executivas (subteste Inibindo Respostas e subteste Estátua da Bateria NEPSY-II e Teste de Atenção por Cancelamento, Atividade Blocos de Corsi e Subteste Dígitos da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças - WISC-IV), teoria da mente (subtestes de Teoria da Mente da Bateria NEPSY-II) e memória declarativa, semântica e episódica (Teste de Aprendizagem Auditivo Verbal de Rey – Versão Infantil e atividade de Recordação de História). Realizou-se análise de Cluster, a partir da qual, verificou-se que o desenvolvimento de habilidades executivas, desencadeia avanços linguísticos meta-cognitivos que repercutem na transição de uma MA mais generalizada, para uma MA mais especifica, período este que marca a consolidação da emergência da MA e fim da amnesia na infância. 

 


PALAVRAS-CHAVE:

Memória autobiográfica; Desenvolvimento; Desenvolvimento infantil; Criança; Pré-escolares.


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia

MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1298984 - CLARA MARIA MELO DOS SANTOS
Presidente - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Externo à Instituição - Pompeia Villachan Lyra - UFRPE
Notícia cadastrada em: 06/05/2016 09:32
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