Banca de DEFESA: JÉSSICA SABRINA OVÍDIO DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÉSSICA SABRINA OVÍDIO DE ARAÚJO
DATA : 31/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual - Google Meet
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO DE POPULAÇÕES NATURAIS DE Amburana cearensis (ALLEMÃO) A.C.SM.: IMPLICAÇÕES PARA COLETA DE SEMENTES E CONSERVAÇÃO in situ.


PALAVRAS-CHAVES:

Espécies ameaçadas, florestas secas, sementes florestais, conservação genética, restauração florestal.


PÁGINAS: 89
RESUMO:

Amburana cearensis (Allemão) A.C.Sm. (Fabaceae) é uma espécie nativa da Caatinga ameaçada de extinção. Dessa forma, estudar as populações naturais remanescentes é imperativo para auxiliar na sua conservação. Assim, objetivou caracterizar populações naturais de A. cearensis para apoiar estratégias de conservação in situ e coleta de sementes desta espécie   no bioma Caatinga. Três populações foram selecionadas para o estudo, sendo uma no estado da Paraíba (Soledade) e duas no Rio Grande do Norte (Caicó e Assu). A qualidade das sementes produzidas pelas arvores da população de Soledade foram analisadas com a perspectiva de selecionar arvores matrizes para coleta de sementes e as três populações foram caracterizadas geneticamente para apoiar estratégias de conservação in situ e coleta de sementes. Um total de 17 árvores (100%) da população de Soledade apresentaram potencial para produção de sementes, pois apresentaram valores satisfatórios para qualidade fisiológica.  Ao analisar o perfil de amplificação de 30 iniciadores moleculares ISSR (Inter Simple Sequence Repeat) verificou-se que apenas doze deles revelaram loci com boa resolução, reprodutíveis e com elevado polimorfismo (83- 100 %). Esse conjunto de iniciadores revelou 89 loci com 98,8% de polimorfismo, sendo essa quantidade suficiente para detectar polimorfismo genético com base na técnica de reamostragem. Os índices de diversidade genética avaliados foram porcentagem de polimorfismo (%PL), valor de conteúdo de informação polimórfica (PIC), Indice de diversidade genética de Nei (He), Índice de Shannon (I), Heterozigosidade total (Ht), diferenciação genética (GST) e fluxo gênico. Foram encontrados valores informativos e satisfatórios  para índices de diversidade genética para as árvores da população de Caicó (%PL = 69,3; He = 0,152; I =0,232), Soledade (%PL = 80,8; He = 0,225; I =0,338) e Assú (%PL = 73,7; He = 0,240; I =0,350). Entretanto, para diversidade genética de Nei (He = 0,364), Índice de Shannon (I = 0,539) Heterozigosidade total (Ht = 0,371), diferenciação genética (GST = 0,447), apenas entre as populações esses valores foram moderadamente satisfatórios. O Fluxo gênico foi baixo (Nm = 0,620), indicando isolamento ou fragmentação das populações. Para caracterização morfométrica de Caicó, Soledade e Assu, houve diferença significativa apenas para altura, em que foram observadas classes de árvores mais altas, indicando estádio ontogenético avançados das árvores.  Portanto, a partir dos resultados obtidos foi possível caracterizar todas as populações de A. cearensis como potenciais produtoras de sementes e diversidade genética satisfatória para coleta de sementes e conservação in situ da espécie.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1721230 - MAURO VASCONCELOS PACHECO
Externo à Instituição - GIVANILDO ZILDO DA SILVA
Externa à Instituição - CIBELE DOS SANTOS FERRARI - UFRN
Notícia cadastrada em: 23/08/2021 15:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao